terça-feira, 24 de abril de 2012

MGII A/B - Projeto Horta

Objetivos
Criar uma horta e cuidar dela.
Observar o desenvolvimento de um ser vivo.
Valorizar o meio ambiente
.




























Helen, engenheira agronôma ,ao lado da àrvore pau-brasil

A gestão do CEI Vila Prado parabeniza as crianças dos mini-grupos A e B, as professoras Georgina, Simone, Vivian e Claudete , protagonistas desta atividade.


quinta-feira, 19 de abril de 2012

Exposição "Dia do índio" no refeitório do CEI

Justificativa da exposição "Dia do índio" - O foco do trabalho institucional do CEI VILA PRADO tem como fio condutor a direção e a  ampliação de conhecimentos e saberes de modo a promover igualdade de oportunidades educacionais a todas as  crianças e no compromisso de que a sociabilidade cotidianamente proporcionada às crianças lhes possibilite se perceber como sujeitos marcados pelas ideias de democracia e de justiça social, e se apropriar de atitudes de respeito às demais pessoas, lutando quanto a qualquer forma de exclusão e preconceitos sociais.

Objetivos - Conhecer e Valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais.

Profªs Cristina e Zilda na "exposição" de fotos de curumins brincando e utensilios indigenas





peteca - brinquedo de origem indigena
Origem
Índios de várias etnias que viviam em diversas regiões do Brasil quando os portugueses chegaram aqui brincavam com uma trouxinha feita com pedras enroladas em folhas chamada pe’teka, que significa "bater".

Acima , cestas confeccionadas pelos indigenas e sementes de urucum


Profª Georgina,MG 2 B, mostrando as fotos de curumins para as crianças na roda da conversa.

 

segunda-feira, 16 de abril de 2012

MGII A - Blocos de montar

Os jogos pedagógicos  trabalham com a percepção, memorização e lógica da criança. Os brinquedos de montar, por exemplo, ampliam na criança  o senso de direção, espaço, imaginação e criatividade, formatos, cores e de que, cada peça tem um lugar especifico.




domingo, 15 de abril de 2012

Páscoa solidária no CEI

A festinha das crianças só foi possível graças ao empenho de todos do CEI Vila Prado.
Coelhinhos de todos os tamanhos e cores enfeitaram a mesa .







As crianças jantaram antes da festinha.

As crianças do mini-grupo II literalmente jantaram fora.



Opa! Observem o coelhinho da Mônica, o Sansão,no final da festinha das crianças !
O currículo do Centro de Educação Infantil não deve estar centrado nas datas comemorativas. Porém, algumas datas são pontuais e, cabe a escola refletir sobre o modo como aborda a temática. Em suma, é  importante examinar quais e quantas datas serão comemoradas na rotina escolar, pois de nada adianta organizar as atividades das crianças em torno de fatos que têm pouca importância direta ou que elas não compreendam.