sexta-feira, 31 de outubro de 2014

31 DE OUTUBRO - DIA DO SACI

Dia do Saci: entenda a origem da resposta brasileira ao Halloween


A data comemorativa foi criada há menos de uma década para exaltar o folclore brasileiro, em oposição ao feriado do Dia das Bruxas, festejado nos Estados Unidos e em outros países de língua inglesa. A ideia é chamar atenção para as lendas nacionais que são pouco difundidas nos dias de hoje. Existe até uma organização sobre o tema, a Sociedade dos Amigos do Saci (Sosaci).

O Estado de São Paulo, no entanto, oficializou a data com a Lei nº 11.669, de 13 de janeiro de 2004, e outros dez municípios fizeram o mesmo: São Paulo, São Luiz do Paraitinga, São José do Rio Preto, Guaratinguetá e Embu das Artes (SP); Vitória (ES); Poços de Caldas e Uberaba (MG); e Fortaleza e Independência (CE).



http://vejasp.abril.com.br/blogs/pop/2013/10/31/dia-do-saci-entenda-a-origem-da-resposta-brasileira-ao-halloween/

BRYAN , VITÓRIA, MIGUEL, RAPHAEL ,DO MGI C/D, PARTICIPAM DO PROJETO "EMPRÉSTIMO DE LIVROS"









Bryan, Vitória, Miguel e Raphael ( MGI CD )
 no horário da saída das crianças do CEI (30/10), levando a pasta do Projeto "Empréstimo de livros".

terça-feira, 28 de outubro de 2014

BONECAS ADQUIRIDAS PELO CEI VILA PRADO (COLETIVO)

Bonecas loiras, negras, ruivas e orientais para as crianças brincarem. São brinquedos coletivos que devem circular em todas as salas de vivências, ou seja, não permanecem numa única sala.









PROGRAMAS DE CARÁTER SOCIAL E OFERTAS DE VAGAS NOS CEI's (LEGISLAÇÃO)

PORTARIA Nº 6.770, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2013

Estabelece normas complementares para a matrícula das crianças de zero a 3(três) anos nos Centros de Educação Infantil/Creches da Rede Direta, Indireta e Conveniada e dá outras providências

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições legais e,
CONSIDERANDO:
- o disposto no artigo 18 da Portaria SME nº 6.542, de 26/11/13, que dispõe sobre as diretrizes, normas e períodos para a realização de Matrículas na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos, na Rede Municipal de Ensino e nas Instituições privadas de Educação Infantil da Rede Indireta e Conveniada;
- a necessidade de atender, com prioridade, as crianças que se encontram em situação de extrema pobreza e consequente vulnerabilidade social,
- a política educacional de ofertar vaga na educação infantil para as crianças de zero a 3(três) anos, em especial, aquelas que mais necessitam;
- a necessidade de promover a articulação dos diferentes Programas de caráter social a fim de assegurar às crianças o direito à alimentação e o acesso à educação e à saúde;
RESOLVE:
Art. 1º - O atendimento às crianças cadastradas no Sistema Informatizado - EOL, na faixa etária de zero a 3(três) anos de idade, dar-se-á na seguinte conformidade:
I – No momento da compatibilização da demanda cadastrada no Sistema Informatizado EOL terão prioridade de atendimento nas Unidades de Educação Infantil da Rede Direta, Indireta e Conveniada, as crianças da faixa etária de zero a 3(três) anos de idade, caracterizadas como em situação de extrema pobreza conforme consta do Cadastro Único do Ministério do Desenvolvimento Social/ Programa Bolsa-Família, devidamente identificadas pelo “Número de Identificação Social – NIS” ou do Banco de Dados do Cidadão/Programa Renda Mínima do Município de São Paulo.
II – Identificadas e atendidas as crianças na forma do referido no inciso anterior, a compatibilização da demanda seguirá a ordem de cadastro.

Art. 2º - A partir de 2014, o atendimento a demanda far-se -á de modo a assegurar que a cada 10(dez) crianças atendidas, 2(duas) deverão estar nas condições estabelecidas no inciso I do artigo anterior.

Art. 3º - O Sistema Informatizado – EOL deverá adequar-se a fim de garantir ao pleno atendimento do disposto na presente Portaria.

Art. 4º - Esta Portaria entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.


Publicada no DOC de 14/12/203 pagina 12

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

CARDÁPIO DO ALMOÇO (23/10)




cardápio do almoço (23/10) 
- arroz, feijão
- salada de escarola
- peixe ensopado




- suco de laranja

- goiaba



Obs: Quinta-feira é dia de peixe. As crianças não aceitam bem o peixe . 

sábado, 25 de outubro de 2014

IMPORTÂNCIA DO CEI

As crianças, desde o seu nascimento, são já são pessoas potentes e capazes, com modos próprios de ver e compreender o mundo. À medida que vão convivendo com os adultos, entram em contato com a cultura do seu e de outros grupos sociais. Por meio desse relacionamento, Unidade Educacional e na comunidade, constroem e reconstroem suas maneiras de conhecer o mundo.

Nesse processo, as educadoras e os educadores das Unidades Educacionais de Educação Infantil têm uma importante função: garantir as condições para que as crianças vivenciem cotidianamente ricas experiências, com diferentes materiais e em relações democráticas, participativas e respeitosas, que valorizem sempre suas experiências e suas falas.
Entre outros aspectos, a relação com a família e com a Unidade Educacional é um importante elemento na construção da identidade da criança, porque tudo começa na primeira infância: a maneira de ser e de sentir; seus medos, suas coragens; a timidez, a ousadia.
Por isso, a educação infantil é tão importante. E a Secretaria de Educação do Município de São Paulo a trata com um olhar todo especial.
Na Educação Infantil, o cuidar e o educar levam em consideração todas as etapas do desenvolvimento individual e sociocultural das crianças, acompanhando-as atentamente desde o nascimento.
A Educação Infantil pública na cidade de São Paulo reúne cerca de 410.000 crianças de zero a 5 anos e 11 meses. A partir dos 6 anos, a criança ingressa no Ensino Fundamental.



terça-feira, 21 de outubro de 2014

25 DE OUTUBRO - KARATE DAY


SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO REDUZ NÚMERO DE ALUNOS POR SALA

Secretaria Municipal de Educação reduz número de alunos por sala

Governo municipal publica Portaria de matrículas e dá início à redução do número de alunos por sala de aula


Para o ano letivo de 2015, a Secretaria Municipal de Educação dá início à redução gradativa da quantidade de alunos por sala de aula na pré-escola e também no Ensino Fundamental, do 3º ao 9º ano. A nova determinação será publicada no Diário Oficial da Cidade (DOC), em Portaria que dispõe sobre as diretrizes, normas e períodos para a realização de matrículas.

Ensino Fundamental – As salas do 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental terão, a partir do próximo ano, no máximo 33 alunos por professor no lugar dos 35 permitidos anteriormente. O 1º e o 2º anos do Ensino Fundamental, que já tinham um número menor de alunos, continuarão com no máximo 30 e 32 estudantes por educador, respectivamente.

Educação Infantil – Nas turmas de Infantil I e II (pré-escola), o número de alunos por turma / educador cairá de 30 para 29. Em casos excepcionais, a portaria anterior permitia até 35 crianças. Neste novo documento, se houver necessidade para atender a demanda da região, as turmas poderão ser formadas em proporções diferentes, conforme decisão da Secretaria em conjunto com as Diretorias Regionais de Educação.

A Portaria de matrículas também possibilitará, pela primeira vez, a transferência de alunos matriculados em creche, desde que haja vaga. Atualmente, quando a família muda de endereço e não quer permanecer na mesma unidade, a criança volta para a fila. 

Entre as medidas do Programa de Reorganização Curricular e Administrativa, Ampliação e Fortalecimento da Rede Municipal de Ensino de São Paulo (o Mais Educação São Paulo), anunciado no ano passado e implantado neste ano, está a redução gradativa de alunos por educador.

Essa redução é um passo inicial para que as escolas tenham menos alunos por professor e representa o compromisso desta gestão com a qualidade da educação ministrada aos mais de 900 mil alunos da Rede Municipal de Ensino de São Paulo.

A redução gradual do número de alunos por sala de aula da cidade de São Paulo deverá ser tema do Plano Municipal de Educação.


Quadro comparativo

Nº DE ALUNOS POR EDUCADOR
2014
2015
Berçário I
7
7
Berçário II
9
9
Minigrupo I
12
12
Minigrupo II
25
25
Infantil I
30
29
Infantil II
30
29
1º ano do EF
30
30
2º ano do EF
32
32
Demais anos do EF
35
33
EJA
35
35


Secretaria Municipal de Educação
Assessoria de Comunicação e Imprensa
Fones: 3396-0345
SME nas Redes Sociais:




O QUE E QUE A PEPPA TEM ?







PEPPA PIG !!! (VÍDEO)




domingo, 19 de outubro de 2014

ITAÚ CRIANÇA - COLEÇÃO 2014 GRÁTIS



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COLEÇÃO LEIA PARA UMA CRIANÇA 2014

10 MOTIVOS PARA CONTAR HISTÓRIAS AOS FILHOS

10 motivos para contar histórias aos filhos

Ler para as crianças antes de dormir fortalece o vínculo com elas e ajuda no desenvolvimento da aprendizagem
Depois de um dia cheio, é difícil arrumar tempo para se dedicar às crianças. Mas o contato entre pais e filhos, sem televisão ligada ou telefone tocando, é fundamental para fortalecer vínculos. Quando chega a hora de dormir, que tal sentar à beira da cama e contar uma história para os pequenos? Para a psicóloga Daniela Chagas, contar histórias não é só um gesto de amor: trata-se de algo fundamental para a aprendizagem. "Mostre ao seu filho o poder fantástico da leitura", orienta a terapeuta Erica Aidar.
1. Cria o hábito da leitura
Quando o adulto mostra que gosta de ler, incentiva a criança a gostar também. Crianças que leem bastante escrevem melhor e têm bom desempenho na escola. Na hora de contar: mostre prazer com a leitura e pergunte à criança se ela gostaria de ler ou contar para você um trecho da história.
2. Gera autoconfiança
Os conflitos narrados ajudam a criança a enfrentar angústias que farão parte da vida, como o medo da morte. Na hora de contar: mostre como foi importante para o personagem enfrentar desafios com coragem e como isso pode ser feito na vida real.
3. Desenvolve a linguagem
Algumas histórias trazem termos pouco usados e enriquecem o vocabulário. Na hora de contar: fique de frente para seu filho para que ele possa ver como você pronuncia as palavras.
4. Transmite crenças e valores positivos
Muitos enredos ajudam a entender a diferença entre o bem e o mal e mostram como alguns problemas podem ser solucionados. Na hora de contar: enfatize os valores positivos transmitidos, como o respeito ao próximo, e depois faça uma breve reflexão com a criança.
5. Melhora a compreensão e ensina a criança a ouvir
O interesse pela narrativa faz com que o pequeno aprenda a manter o foco. Na hora de contar: desligue a TV e todas as fontes de ruído da casa. Deixe o ambiente calmo. O momento da história deve ser uma hora sagrada. Fale de maneira clara, mas não levante muito o tom de voz.
6. Aproxima seu filho de você
Durante a história, cria-se um clima de cumplicidade gostoso. Esse contato faz a criança se sentir amada. Na hora de contar: deixe claro para seu filho que naquele momento você é cem por cento dele. Deixe o celular longe.
7. Estimula a criatividade
Conforme ouve a narração, seu filho imagina as cenas e o desfecho da história. Na hora de contar: de vez em quando, escolha livros com poucas ilustrações. Isso faz a criança mentalizar tudo do jeito que ela desejar.
8. Mostra culturas diferentes
Graças aos livros, a criança pode aprender sobre outros povos e costumes. Na hora de contar: ressalte as diferenças entre a realidade dos personagens e o cotidiano do seu filho. Mostre como é importante sempre aceitar e respeitar a diversidade.
9. Ensina como agir diante de situações difíceis
Muitas histórias mostram que todos enfrentam dificuldades. Na hora de contar: dê exemplos de como as saídas encontradas pelos personagens podem ser aplicadas em nossa vida.
10. Ajuda a lidar com emoções
Explicar o que a princesa sente e por que age de determinada forma faz a criança compreender melhor as reações humanas. Na hora de contar: pergunte o que seu filho faria no lugar do personagem. Isso estimula o autoconhecimento.


http://mdemulher.abril.com.br/familia/reportagem/filhos/10-motivos-contar-historias-aos-filhos-806017.shtml

BRINCADEIRA DO "DIA DA BELEZA " NOS BERÇÁRIOS I (17/10)

Brincadeira do "Dia da beleza" nos Berçários I A/B/C. 
Que fofura !!!
Confiram as fotos no BLOG nos Berçários I A/B/C.


CURSO GRÁTIS DE INFORMÁTICA


BOLO DOS ANIVERSARIANTES DO MÊS DE OUTUBRO E DAS CRIANÇAS (14/10)


































































































Fotos tiradas pela ATE Tatiane.
O objetivo das fotos e mostrar aos senhores pais ou familiares um pouco do trabalho desenvolvido na rotina do CEI Vila Prado.