domingo, 30 de novembro de 2014

MUDANÇAS DOS AGRUPAMENTOS NO CEI VILA PRADO EM 2015 .LEGISLAÇÃO DA PREFEITURA

MUDANÇAS DOS AGRUPAMENTOS EM TODOS OS CEI's PARA 2015
ATENÇÃO PARA AS DATAS DE NASCIMENTO


Art. 20 – Os agrupamentos no CEMEI e CEIs da Rede Direta e Indireta e as Creches Particulares Conveniadas deverão ser formados conforme segue:

I - Berçário I - para crianças nascidas a partir de 2014;
II - Berçário II - para crianças nascidas nos períodos de 01/04/2013 a 31/12/2013;
III - Mini-grupo I - para crianças nascidas nos períodos de 01/04/2012 a 31/03/2013;
IV - Mini-grupo II - para crianças nascidas no período de 01/04/2011 a 31/03/2012.
Portaria nº 6123 de 20/10/2014-dispõe sobre Diretrizes , normas e períodos para a realização de matrículas 2015. DOC 21/10/14, pág 14.


VACINAÇÃO CONTRA PÓLIO E SARAMPO FOI ESTENDIDA ATÉ DIA 12 DE DEZEMBRO

Vacinação contra pólio e sarampo FOI estendida até 12 de dezembro

Prorrogação tem como objetivo o cumprimento da meta de vacinar 95% do público-alvo composto por crianças menores de cinco anos

A Campanha Nacional de Vacinação contra poliomielite e sarampo FOI prorrogada até o dia 12 dezembro. Com o final previsto para sexta-feira (28), a campanha não atingiu a meta de vacinar 95% do público-alvo e o Ministério da Saúde decidiu orientar estados e municípios para que continuem a vacinação.
A ação iniciada em 8 de novembro já vacinou 9,5 milhões de crianças contra a poliomielite, o que representa 74,8% da meta estabelecida. Contra o sarampo, 7,3 milhões de crianças já receberam a dose, cerca de 66,9% do público-alvo.
O objetivo é imunizar 12,7 milhões de crianças contra a poliomielite e 10,6 milhões de crianças contra o sarampo. Para isso, mais de 100 mil postos fixos e móveis em todo o país estarão disponíveis para aplicar as doses. Devem tomar a vacina contra a poliomielite as crianças entre seis meses e cinco anos de idade incompletos. O objetivo é manter a erradicação da doença no Brasil, que não apresenta casos de poliomielite desde 1990. Para isso, o Ministério disponibilizou mais de 17,8 milhões de doses da VOP (Vacina Oral Poliomielite).
A recomendação é que todas as crianças na faixa etária sejam vacinadas contra a poliomielite, pois a vacina oral vale tanto para colocar em dia a vacinação atrasada como para reforço de quem está com o calendário em dia. A VIP (Vacina Inativada Poliomielite), utilizada no início de esquema de vacinação, também estará disponível para crianças com o calendário atrasado, ou seja, que não iniciaram o esquema de vacinação com as duas primeiras doses injetáveis, aos dois e quatro meses de idade.
Já a vacinação contra o sarampo será feita em crianças entre um e cinco anos de idade (incompletos). Cerca de 10 milhões de crianças devem ser vacinadas com a tríplice viral. Foram distribuídas mais de 11,8 milhões de doses da vacina, que além de imunizar contra o sarampo, também garante a proteção contra a rubéola e a caxumba.

Alergia

Para as crianças com alergia à proteína do leite de vaca, a vacinação ocorrerá posteriormente contra o sarampo. O Ministério da Saúde já orientou as secretarias estaduais e municipais de saúde que evitem vacinar essas crianças com o produto fornecido pelo laboratório Serum Institutte of India Ltd. A iniciativa é uma medida de precaução, devido à presença do componente lactoalbumina hidrolisada nas doses fornecidas pelo laboratório.
Para garantir a vacinação correta, os pais ou responsáveis que levarem as crianças aos postos de saúde serão questionados sobre uma possível alergia ao leite de vaca. Caso a criança não tenha registro prévio de alergia, ela receberá a dose normalmente.

Todos os estados e o Distrito Federal participam da campanha de seguimento contra o sarampo. No estado do Ceará e em alguns municípios de Pernambuco, a vacinação foi antecipada a fim de interromper a cadeia de transmissão do vírus, devido ao registro de casos da doença em 2013 e 2014.
Vale destacar que, apesar dos registros nesses dois estados, todos os casos foram importados ou relacionados à importação e o Brasil ainda é considerado livre do sarampo. No entanto, as crianças entre seis meses e cinco anos de idade incompletos que residem nesses estados devem comparecer aos postos de saúde para receberem a vacina contra poliomielite e atualizar a caderneta de vacinação para o sarampo, caso estejam em atraso.
A Campanha Nacional de Vacinação conta com a participação de mais de 350 mil profissionais de saúde e de 42 mil veículos terrestres, marítimos e fluviais, para garantir a vacinação aos locais de difícil acesso. Vale ressaltar que, para garantir que o esquema básico seja cumprido, as vacinas contra a poliomielite, o sarampo, rubéola e caxumba continuam disponíveis durante todo o ano nos postos de saúde do Sistema Único de Saúde.

Poliomelite

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave e a única forma de prevenção é por meio da vacinação. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral.
Embora, atualmente, o Brasil esteja livre da paralisia infantil, é fundamental a continuidade das campanhas de vacinação, para evitar a reintrodução do vírus no país. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 10 países registraram casos de poliomielite em 2013 e 2014, sendo que três deles são considerados endêmicos (Paquistão, Nigéria e Afeganistão).

Sarampo

O sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade do sarampo, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. A única forma de prevenção também é por meio da vacina.

Os últimos registros de contágio autóctone de sarampo no Brasil ocorreram em 2000. Em 2013 e 2014, foram registrados casos importados ou relacionados à importação, com concentração nos estados de Pernambuco e Ceará. No mundo, em 2014, foram registrados 160 mil casos da doença, de acordo com a OMS. Cabe ressaltar que, com o fluxo de turismo e comércio entre os países, o risco de importação do vírus é maior, por isso a importância da imunização.



http://www.brasil.gov.br/saude/2014/11/vacinacao-contra-polio-e-sarampo-sera-estendida-ate-12-de-dezembro

ANIVERSARIANTES DO MÊS DE NOVEMBRO





Sophia (MGI C/D), aniversariante

Analice (MGI A/B), aniversariante

esq. para direita - Bianca e Maitê (MGII A) 
Pedro, Dereck e Analice (MGI A/B), aniversariantes

esq. para dir. - as crianças Marcos, Bianca, Maitê, Pedro, Dereck e Analice





(esq. para dir)
Marcos (camiseta verde), Bianca, Maitê, Pedro, Dereck e Analice


Prof. Vivian com os aniversariantes Bianca, Maitê e Marcos (MGII A)


Marcos (MGII A), aniversariante

(Analice - MGI A/B), aniversariante

Cristian (MGII B) - aniversariante, não quis tirar foto na mesa do Papai Noel.
















Profª Clarice e Sophia, aniversariante (MGI C/D)









bolo preparado pela empresa terceirizada SHA foi servido como sobremesa.


Nossos agradecimentos mais do que especiais às crianças e aos pais ou responsáveis que colaboraram para a festinha dos aniversariantes do mês.


NO REFEITÓRIO