Breve histórico: A Educação Infantil Paulistana que
celebra 80 anos de existência em 2015 possui uma rica história construída por
muitos atores: bebês, crianças, suas famílias, educadoras e educadores, e
movimentos organizados da sociedade civil. Essa história perpassa vários
momentos políticos e diversas concepções de educação infantil e criança.
Iniciada em 1935, com a criação dos Parques
Infantis por Mario de Andrade, na época diretor do Departamento de Cultura da
Cidade, onde se garantia o brincar, permitia-se a criança criar suas culturas
infantis. O próprio espaço arquitetônico favorecia o convívio com a natureza e
muitos brinquedos.
parque infantil D.Pedro II
No início da década de 50 houve uma expansão
significativa dos Parques Infantis no sentido de atender a população de zonas
mais afastadas do centro da cidade com o objetivo de ampliar o número de
crianças atendidas.
Já na década de 70 os Parques Infantis passam a
ser denominados Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI), e nos anos 80,
vivemos a concepção de Educação Infantil compensatória e preparatória para o
Ensino Fundamental.
Na segunda metade da década de 90 com a
promulgação da Lei nº 9394/96 - LDBEN, que instituiu as Diretrizes e Bases da
Educação Nacional, e incluiu a Educação Infantil como a primeira etapa da
Educação Básica, várias mudanças e investimentos se fizeram necessários, entre
elas, o redimensionamento do caráter de amparo e assistência dado à Educação
Infantil, o que culminou, no ano de 2002, com a integração das Creches à Rede
Municipal de Ensino de São Paulo, que eram antes vinculadas à Secretaria da
Assistência Social.
A instalação da DRE Freguesia/Brasilândia no Congresso de Educação Infantil que aconteceu nos dias 05 e 06 de Outubro