quinta-feira, 26 de setembro de 2013

CAMPANHA CONTRA PIOLHOS E LÊNDEAS NO CEI

Prezados pais ou responsáveis :

Solicitamos olharem sempre a cabeça de sua criança.
 Fotos reais de uma criança com piolho e lêndeas tiradas pela Coordenação Pedagógica do CEI Vila Prado.



Piolhos e Lêndeas
 O piolho é um parasita que provoca uma infestação, de contágio muito fácil e desenvolvimento muito rápido, provocando dermatoses. Esta é provocada pela picada que o parasita faz para se alimentar do sangue. Os piolhos têm um voraz apetite e alimentam-se cada 3 horas do sangue do couro cabeludo, depois de injectar uma substância anestésica na pele. Rapidamente os piolhos atingem o estado adulto (cerca de 3mm) e as fêmeas começam a por os ovos.

As lêndeas são os ovos postos pela fêmea piolho e que ficam coladas ao cabelo com uma saliva produzida. Cada fêmea põe aproximadamente 10 lêndeas por dia, e 160 ao longo da vida.A infestação chamada de pediculose não é uma situação grave, apesar de desagradável quer pelo aspecto, quer pela coceira que provoca. Deve tratar-se imediatamente.

Como se transmite?

Os piolhos transmitem-se por contágio direto (cabelo, barba, sobrancelhas), ou através de objetos pessoais: pentes, chapéus, almofadas, roupas de cama, etc.. A transmissão é mais fácil em escolas, creches, colônias de férias ou entre familiares.