sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

NELSON MANDELA (1918-2013)


“A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.”


BONDADE

 "Ninguém nasce odiando outra pessoa  pela cor de sua pele,  ou por sua origem, ou sua religião.

 Para odiar, as pessoas precisam aprender,  e se elas aprendem a odiar,  podem ser ensinadas a amar,  pois o amor chega mais naturalmente  ao coração humano do que o seu oposto.

 A bondade humana é uma chama que pode ser oculta,  jamais extinta."


MORTE DE MANDELA – A HUMANIDADE ESTÁ DE LUTO

 A morte de Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul e Prêmio Nobel da Paz (1993), decorrente de problemas respiratórios causados por uma tuberculose contraída durante o longo período (27 anos) em que permaneceu preso, deverá sinalizar um marco indelével na mobilização contra qualquer tipo de discriminação.
 Sua luta contra o apartheid  - a brutal segregação a que era submetida a população negra do seu país e o calvário a que foi submetido até ser libertado, em 1990, fê-lo conhecido e respeitado mundialmente. Em liberdade, adotou um discurso e uma postura de conciliação e tolerância. No fim de seu mandato presidencial, renunciou a uma reeleição praticamente certa – o exemplo de desprendimento de um estadista.
 Seu semblante irradiava simpatia, simplicidade, honestidade e cortesia. Admirado e respeitado pelos demais líderes mundiais e idolatrado pelo povo, sua trajetória de vida e atuação deverá permanecer, para sempre, como paradigma de postura àqueles que aspiram dedicar-se a servir a população, através da política. E como estamos precisando disso, já cansados de tanta insensibilidade, hipocrisia e desonestidade!
 Que a saga de Mandela, largamente publicizada com a sua morte, contribua efetivamente para inspirar as consciências e atos de nossos mandatários, fazendo de 2014 o início de uma época com menos injustiças, discriminações e violência.

Feliz Ano Novo!
(Palavra do Presidente da APROFEM, profº Ismael)