terça-feira, 20 de maio de 2014

ESTÁ NA HORA DE DORMIR ( TEXTO INFORMATIVO)

Está na hora de dormir!







O estabelecimento de uma rotina, com horários regulares, é importante para a criança e fundamental para a qualidade do sono
 Assim como uma boa alimentação, o sono é fundamental para a saúde, o bem-estar emocional e o desenvolvimento físico do bebê e da criança. O sono com qualidade beneficia a aprendizagem, a memória e o comportamento diurno. Como ele ocupa grande parte do tempo de uma criança, é de suma importância que pais, professores e cuidadores compreendam o sono infantil.

Quanto uma criança dorme?

A quantidade de horas de sono de uma criança varia conforme a faixa etária, havendo grande variabilidade na necessidade de sono. Até os 3 meses de vida, o bebê pode dormir de 12 a 18 horas, alternando entre sono e vigília ao longo da noite e do dia (período do sono polifásico). Entre o terceiro e o sexto mês, o sono passa a se consolidar, e o bebê começa a apresentar períodos mais longos de sono durante a noite, variando de 11 horas e meia a 14 horas por noite, com três cochilos durante o dia. Entre 6 e 12 meses, o bebê dorme cerca de 11 a 13 horas e meia à noite e mantém dois cochilos durante o dia. Entre 1 e 3 anos, a criança dorme de 11 a 12 horas e meia por noite.
A necessidade de cochilar é mais frequente em crianças com até 3 anos, embora os cochilos possam persistir entre as mais velhas. Na faixa etária de 4 a 6 anos, as crianças dormem em média 10 a 11 horas e meia por noite. Algumas dormem durante horas seguidas à noite e cochilam pouco durante o dia, enquanto outras dormem menos à noite e cochilam mais longamente durante o dia.

Quão frequentes são as dificuldades com o sono?

Entre os problemas de sono, as queixas mais comuns são a dificuldade de adormecer e manter o sono. Resultados de um estudo nacional conduzido por Pires, Vilela e Câmara (2012) no estado de São Paulo apontam que uma parcela considerável de crianças pré-escolares resiste a ir para a cama (56%), apresenta dificuldade para adormecer (30%), fica agitada, nervosa ou com medo antes de adormecer (22%), desperta várias vezes durante a noite (35%) e fica sonolenta durante o dia (35%).
O que pode causar tais problemas?
Dificuldades de sono geralmente envolvem associações inapropriadas de sono e/ou problemas de estabelecimento de limites para crianças pequenas (6 meses a 5 anos). As associações positivas de início do sono são condições que devem estar presentes para ajudar a criança a adormecer na hora de dormir e voltar a dormir após despertar. Essas associações são aquelas que lhe permitem adormecer sem assistência de um adulto, tais como chupar o dedo ou a chupeta, segurar um bicho de pelúcia ou paninho. A associação negativa para o sono ocorre quando outra pessoa ou circunstância é necessária para ajudá-la a adormecer, como ter de embalá-la ou dar voltas de carro até ela dormir.

Comportamentos como resistir em ir para a cama, chorar, fazer birra nos momentos antes de dormir, despertar chorando e buscando o auxílio dos cuidadores costumam ser seguidos de atenção e colo dos adultos, que fortalecem esses comportamentos inadequados da criança. O comportamento do cuidador é, portanto, uma questão fundamental na manutenção desse quadro. Muitas vezes, o cuidador dá atenção à criança e a embala justamente para cessar ou evitar o choro prolongado ou a birra que o incomodam. Assim, a criança aprende rapidamente a atrasar o momento de dormir fazendo várias solicitações de atenção, o que pode perpetuar tais problemas.

Sono e comportamento

Os problemas com sono na infância podem causar prejuízos às crianças e aos seus familiares. Pesquisadores apontam que a má qualidade de sono na infância prejudica a funcionalidade diurna e afeta aspectos cognitivos, comportamentais e emocionais da criança. Um estudo brasileiro (Rafihi-Ferreira et al., submetido a publicação) investigou a ocorrência de problemas de sono em 83 crianças pré-escolares (2 a 5 anos) e suas relações com problemas de comportamento. Os resultados apontaram que a má qualidade de sono favorece a ocorrência de comportamentos externalizantes e internalizantes.
Os comportamentos externalizantes são aqueles voltados para o ambiente externo, como, por exemplo, quebrar regras e ser agressivo, enquanto os comportamentos internalizantes são voltados para si mesmo, como isolamento, queixas somáticas e ansiedade/depressão. Considerando as possíveis repercussões que as dificuldades com o sono na infância podem acarretar aos comportamentos diurnos, é de extrema importância a identificação do problema.
Como identificar que a criança está tendo problemas de sono?
Crianças que dormem mal podem apresentar cansaço durante o dia, demonstrado por atitudes como bocejar, choramingar, chorar, querer colo e atenção. A sonolência em crianças também pode ser manifestada por meio de agitação, pouca disposição para brincadeiras ou atividades, baixa concentração, irritabilidade, desatenção, agressividade e instabilidade no humor. Ao perceber esses sinais, os professores devem comunicar os familiares ou o psicólogo da creche ou escola a fim de que a criança passe por uma avaliação mais cautelosa para identificação do problema.
Atividades durante o dia podem ajudar a criança a dormir melhor à noite?
Ter uma rotina é fundamental para um sono de boa qualidade. Ao falarmos de rotinas, referimo-nos tanto àquelas que ocorrem à noite, no momento de dormir, quanto àquelas que acontecem durante o dia, tais como horários das refeições, higiene, atividades escolares brincadeiras e para dormir e acordar. Como a criança passa grande parte do tempo na escola ou na creche, é importante que nesse espaço haja sempre uma rotina consistente. Na idade pré-escolar, são comuns os cochilos durante o dia, por isso os cuidadores devem estar atentos às rotinas pré-sono.

O estabelecimento de uma rotina, com horários regulares para adormecer e acordar, é essencial e reconfortante para a criança. Além disso, auxilia na qualidade do sono, contribuindo positivamente para o bem-estar da criança e ajudando-a a entender que logo mais virá o momento de dormir. Deve haver a compreensão de que o estabelecimento de limites consistentes ajuda a criança a dormir independentemente. Fatores como ambiente, horário e atividades prévias ao sono são essenciais para um sono de boa qualidade.
Para um ambiente adequado, deve-se manter uma temperatura agradável no local de dormir e reduzir o nível de luz e ruído. A rotina deve ter um horário estabelecido para iniciar e para acabar, com duração de mais ou menos 30 minutos, incluindo atividades relaxantes. Nesse momento, o cuidador pode preparar atividades calmas, como contar histórias e cantigas de ninar.
Para que a criança tenha associações positivas de início de sono, convém ir para a cama ou o colchão sonolenta, mas ainda acordada, e adormecer independentemente, sem ajuda de um adulto. A rotina deve ser divertida, calma e agradável, por isso use o bom humor para fazer desse horário uma experiência positiva e relaxante tanto para você quanto para as crianças.


Edwiges Ferreira de Mattos Silvares é professora titular do Instituto de Psicologia  da Universidade de São Paulo (USP). efdmsilv@usp.br
Renatha El Rafihi-Ferreira é psicóloga e mestre em Análise do Comportamento. rerafihi@usp.br
Maria Laura Nogueira Pires é psicóloga, doutora em Ciências e professora da Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (Unesp), campus de Assis.

Fonte : site da Revista Pátio, Educação Infantil