segunda-feira, 12 de outubro de 2015

A EDUCAÇÃO INFANTIL PAULISTANA CELEBRA 80 ANOS


Breve histórico:  A Educação Infantil Paulistana que celebra 80 anos de existência em 2015 possui uma rica história construída por muitos atores: bebês, crianças, suas famílias, educadoras e educadores, e movimentos organizados da sociedade civil. Essa história perpassa vários momentos políticos e diversas concepções de educação infantil e criança.


Iniciada em 1935, com a criação dos Parques Infantis por Mario de Andrade, na época diretor do Departamento de Cultura da Cidade, onde se garantia o brincar, permitia-se a criança criar suas culturas infantis. O próprio espaço arquitetônico favorecia o convívio com a natureza e muitos brinquedos.
parque infantil D.Pedro II



No início da década de 50 houve uma expansão significativa dos Parques Infantis no sentido de atender a população de zonas mais afastadas do centro da cidade com o objetivo de ampliar o número de crianças atendidas.



Já na década de 70 os Parques Infantis passam a ser denominados Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI), e nos anos 80, vivemos a concepção de Educação Infantil compensatória e preparatória para o Ensino Fundamental.



Na segunda metade da década de 90 com a promulgação da Lei nº 9394/96 - LDBEN, que instituiu as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, e incluiu a Educação Infantil como a primeira etapa da Educação Básica, várias mudanças e investimentos se fizeram necessários, entre elas, o redimensionamento do caráter de amparo e assistência dado à Educação Infantil, o que culminou, no ano de 2002, com a integração das Creches à Rede Municipal de Ensino de São Paulo, que eram antes vinculadas à Secretaria da Assistência Social.



A instalação da DRE Freguesia/Brasilândia no Congresso de Educação Infantil que aconteceu nos dias 05 e 06 de Outubro