domingo, 8 de abril de 2012

O futuro começa no CEI

Já estamos no mês de Abril de 2012 e muitas atividades já foram registradas no Centro de Educação Infantil Vila Prado através das lentes fotográficas dos educadores e gestores .


Sendo assim, convidamos a comunidade do CEI Vila Prado para navegar conosco neste ambiente vitual de convivência e protagonismo infantil, um mundo repleto de descobertas, aprendizagens e vivências.
A importância dos Centros de Educação Infantil na vida das crianças.
A primeira escola da criança  não existe para substituir a família , ou para apenas tomar conta dela enquanto o responsável  trabalha ou somente para cuidar da criança.  O Centro de educação infantil vai muito além.
E, já passou do tempo de pensar que criança de 0 a 4 anos não aprende, de fato, na escolinha, pois “só” brinca. A escola é o ambiente social mais importante depois da família.
Educação infantil pode ser mais importante do que o curso superior?  Sim. É quando a criança experimenta o prazer pelo aprender e começa a gostar dela (ou não). A escola aguça a curiosidade da criança e diz a ela “olha que interessante é a vida!”.O futuro começa agora!
Por essas e outras, chamar de “escolinha” ou “creche” soa pejorativo. O termo não existe à toa. A sociedade demorou a entender que infância é um período importante e as crianças são diferentes em determinadas idades. Para ter uma ideia, faz menos de 20 anos que o Ministério da Educação — com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases — reconheceu a educação infantil como parte da educação básica de qualquer brasileiro. Isso reflete no que é oferecido às famílias, pois, entre outras coisas, indica ser fundamental a profissionalização dos educadores.
Significa que educação infantil tem de ir muito além da “tia” , uma  visão assistencialista do somente “tomar conta”.
Esta idade , que engloba a educação infantil, é o tempo mais precioso da vida da criança, porque é quando está se formando a sua  identidade .  O período se resume em estar com os outros. “Aprendem a ser e a conviver. É a fase do ‘como’: como eu escovo os dentes, como eu lavo as mãos, como eu seguro o lápis, como eu brinco,como eu corro,como eu pulo. Ou seja: ‘como sou’, ‘como devo ser’ e ‘como faço para ser’. Além do desenvolvimento físico da criança, também acontece o psíquico e o do caráter, onde o exemplo dos adultos são fundamentais neste período.




Oba ! Hoje tem parquinho ? Tem, sim senhor ! E,as crianças adoram !

Em foco,crianças do mini-grupo 2 B, professoras Vivian (manhã) e Claudete (período da tarde) , brincando e aprendendo no parquinho do CEI Vila Prado.