Já estamos no mês de Abril de 2012 e muitas atividades já foram registradas no Centro de Educação Infantil Vila Prado através das lentes fotográficas dos educadores e gestores .
Sendo assim, convidamos a comunidade do CEI Vila Prado para navegar conosco neste ambiente vitual de convivência e protagonismo infantil, um mundo repleto de descobertas, aprendizagens e vivências.
A importância dos Centros de Educação
Infantil na vida das crianças.
A primeira escola da criança não existe para
substituir a família , ou para apenas tomar conta dela enquanto o responsável trabalha ou somente
para cuidar da criança. O Centro de educação
infantil vai muito além.
E, já passou do tempo de pensar que
criança de 0 a 4 anos não aprende, de fato, na escolinha, pois “só” brinca. A escola
é o ambiente social mais importante depois da família.
Educação infantil pode ser mais
importante do que o curso superior? Sim. É quando a criança experimenta o
prazer pelo aprender e começa a gostar dela (ou não). A escola aguça a
curiosidade da criança e diz a ela “olha que interessante é a vida!”.O futuro
começa agora!
Por essas e outras, chamar de “escolinha”
ou “creche” soa pejorativo. O termo não existe à toa. A sociedade demorou a
entender que infância é um período importante e as crianças são diferentes em
determinadas idades. Para ter uma ideia, faz menos de 20 anos que o Ministério
da Educação — com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases — reconheceu a
educação infantil como parte da educação básica de qualquer brasileiro. Isso
reflete no que é oferecido às famílias, pois, entre outras coisas, indica ser
fundamental a profissionalização dos educadores.
Significa que educação infantil tem
de ir muito além da “tia” , uma visão assistencialista
do somente “tomar conta”.
Esta idade , que engloba a educação
infantil, é o tempo mais precioso da vida da criança, porque é quando está se
formando a sua identidade . O período se resume em estar com os outros.
“Aprendem a ser e a conviver. É a fase do ‘como’: como eu escovo os dentes,
como eu lavo as mãos, como eu seguro o lápis, como eu brinco,como eu corro,como
eu pulo. Ou seja: ‘como sou’, ‘como devo ser’ e ‘como faço para ser’. Além do
desenvolvimento físico da criança, também acontece o psíquico e o do caráter,
onde o exemplo dos adultos são fundamentais neste período.