Construindo um ambiente
alfabetizador nas salas do CEI
Letra da música trabalhada no MGII B exposta na sala
Produções das crianças identificadas com O NOME .
(MGI A/B)
Letras das músicas trabalhadas nos MGI A/B
Quando a criança tem a
possibilidade de participar ou mesmo observar situações em que a escrita e sua
linguagem específica estão presentes, ela vive num ambiente alfabetizador.
Livros lidos para as crianças (BII A/B/C)
As salas dos MGI e MGII tem o tapete com o alfabeto
Letra da música trabalhada no BII D/E
Produções das crianças identificadas com o nome
(MGII A)
Trabalho das crianças expostos (MGI A/B)
MGI C/D
chamada das crianças com foto (MGII A)
Aniversariantes do mês em destaque (BII A/B/C)
Lugar de colocar as mochilas identificadas com nome e foto
As crianças do BII A/B/C colocadas na porta da sala
Produção coletiva das crianças do MGII B em destaque
Mural do refeitório do CEI
Letra da música trabalhada com os MGI C/D
Produções das crianças dos MGI C/D
Pintura coletiva dos MGI A/B enfeitando a sala
O papel das professoras do CEI é criar e manter um clima de pesquisas e
descobertas significativas para as crianças. Os
meninos e meninas com suas
descobertas saberão a importância de ler e escrever, e então darão início ao
processo que fará deles, escritores e leitores competentes (Telma Weisz)
É importante que os materiais
utilizados no ambiente alfabetizador estejam ao alcance das crianças, porque
influem em seus interesses. Por exemplo,
livros lidos para elas .
Nas salas de vivências , produções das crianças expostas, com os nomes /fotos
para que elas se reconheçam enquanto produtoras de conhecimento e cultura. Quanto
mais as crianças tem acesso à cultura escrita, maior será a construção de
conhecimento sobre a língua.