Em agosto, o Mês da Juventude ocupa as ruas de São Paulo com debates e apresentações artísticas
Em sua 1ª edição, o evento se propõe a resgatar a história de juventudes de diferentes gerações e ocupar e ressignificar os espaços públicos da Cidade
Procurando discutir o papel dos jovens nos rumos da política brasileira e resgatando a cultura de ocupação dos espaços públicos e de participação social nas mudanças da Cidade, a Coordenação de Políticas para Juventude da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), em parceria com o Centro Cultural da Juventude (CCJ), promove o Mês da Juventude, com o tema ‘Juventude nas Ruas’, que vai ocupar São Paulo com debates e apresentações artísticas durante todo o mês de agosto – período em que a ONU celebra o Dia Internacional da Juventude.
Um debate com representantes de diferentes gerações que tiveram papel ativo nas movimentações de juventude de seu tempo abrirá o evento, no dia 5, na Biblioteca Mário de Andrade. No dia 12, empreendedorismo, formação cultural e políticas de apoio e fomento às produções culturais de juventude serão temas de duas mesas de debate no Centro Cultural da Juventude, na zona norte. Tema de interesse de grande parte dos jovens da Cidade, o futebol também terá espaço na programação do Mês da Juventude, em um bate-papo que contará com a presença do jornalista Juca Kfouri, na Biblioteca Municipal Mário de Andrade.
Outras linguagens e expressões artísticas também preenchem as atividades, em diversos pontos da Cidade. O campo das artes visuais será contemplado com uma edição especial do Cine Direitos Humanos, no Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca, e uma exposição de fotografia no Terminal Vila Nova Cachoeirinha, organizada pelo CCJ.
No dia 16, o Vale do Anhangabaú será ocupado por diversas produções culturais e a apresentação de projetos realizados por jovens. O evento, organizado pela SMDHC com apoio da Subprefeitura da Sé, será encerrado com um grande show que reunirá os artistas Dexter, Flora Matos, Rashid e DJ KL Jay.
O Mês da Juventude ainda realiza, no dia 23, o encontro A Favor da Vida, na Praça dos Sete Meninos, zona norte. O local foi, por diversas vezes, cenário de violência contra jovens. O evento, que contará com uma apresentação do Mano Réu, se propõe a debater a desconstrução da cultura de violações e ressignificar o espaço público, fortalecendo a cultura dos direitos humanos.
Imagem do documentário 'Cidade cinza', que será exibido no dia 9
Programação
Dia 5, 19h
Local: Biblioteca Municipal Mário de Andrade
Debate ‘Nas ruas é que se muda o Brasil: jovens nos processos de mudança política’
O debate reúne representantes de movimentos que consagraram a luta da juventude nas ruas, em diferentes momentos da história, desde a ditadura militar, passando pelo movimento Fora Collor e chegando às jornadas de junho. Com: Vera Paiva, professora de Psicologia Social da USP, participou do DCE/USP no período ditatorial; Ricardo Abreu, liderança do Movimento Caras Pintadas pela União Nacional dos Estudantes (UNE); Sérgio Silva, fotojornalista do projeto Piratas Urbanos, perdeu a visão de um olho durante ação da Polícia Militar nas manifestações de junho. Mediação: Lira Alli, ativista do Levante Popular da Juventude.
Dia 9, 11h
Local: Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca
Cine Direitos Humanos: ‘Cidade cinza’
(Brasil, 2013, 80 min). Dir.: Guilherme Valiengo e Marcelo Mesquita. Livre.
Em julho de 2008, um muro de 700 metros quadrados no centro de São Paulo foi recoberto de tinta cinza, seguindo uma política de limpeza urbana da Prefeitura. O documentário acompanha a reconstrução da obra de arte registrando o trabalho dos artistas Os Gêmeos, Nina e Nunca. A trilha sonora é assinada por Criolo e Daniel Ganjaman.
Dia 12
Local: Centro Cultural da Juventude
15h - Mesa: os desafios da formação em cultura e as políticas de apoio
A mesa discutirá a importância dos programas de formação e das políticas de apoio, ampliação e fomento de projetos culturais realizados pela juventude. Serão debatidas as experiências do Programa Jovem Monitor Cultural, desenvolvido pelo Centro Cultural da Juventude em parceria com a Ação Educativa, e do PRONATEC Cultura, na área de formação. E das políticas de apoio como o Programa VAI, o prêmio Agente Jovem de Cultura e os Pontos de Cultura. Com: Antonio Eleilson Leite, coordenador da Ação Educativa; Karen Rego, ex-jovem monitora cultural e atual gestora do Centro Cultural da Juventude; Gil Marçal, coordenador de Cidadania Cultural da Secretaria Municipal de Cultura; e Guilherme César, diretor do Centro Cultural de Formação da Cidade Tiradentes e gestor do PRONATEC Cultura. Mediador: Alexandre Piero, diretor do Centro Cultural da Juventude.
19h - Mesa: como viver de cultura?
Os convidados irão compartilhar processos criativos e experiências em empreendedorismo juvenil que surgiram nas periferias e se tornaram destaque no cenário cultural da Cidade. Com:
Marcus Faustini, autor do ‘Guia afetivo da periferia’; Livia de Tommasi, docente da Universidade Federal Fluminense (UFF), com estudos na área de empreendedorismo; integrantes da Agência Popular Solano Trindade, do Instituto Pombas Urbanas e do Cicas. Mediadora: Luciana Lima, assessora de gabinete da Secretaria Municipal de Cultura.
Dia 14, 19h
Local: Biblioteca Municipal Mário de Andrade
Debate ‘Futebol para quem?’
O debate que ocupou a atenção de grande parte dos brasileiros nos últimos meses, das ruas às telas, ganha espaço durante o Mês da Juventude. Tendo em vista que o futebol é o esporte mais praticado pela juventude brasileira, para além de opiniões táticas, os convidados debaterão a necessidade de reformular não só o futebol brasileiro, mas também a estrutura e a indústria que se formaram em torno do esporte. Com: Juca Kfouri, cientista social e jornalista esportivo; Flavio Campos, coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Sobre Futebol e Modalidades Lúdicas (LUDENS); Antonio Eleilson Leite, coordenador da Ação Educativa, organizadora do Mundial Futebol de Rua em São Paulo.
Dia 16, 11h
Local: Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca
Cine Direitos Humanos: ‘O invasor’(Brasil, 2001, 97 min). Dir.: Beto Brant. 16 anos.
A história é ambientada na cidade de São Paulo e gira em torno de três sócios de uma construtora (Estevão, Ivan e Giba) que são amigos desde os tempos de faculdade, até que um desentendimento na direção da empresa faz com que eles entrem em conflito. O filme é uma adaptação do livro homônimo de Marçal Aquino.
Dia 16, 15h às 20h
Local: Vale do Anhangabaú
Show ‘Juventude nas Ruas’: Dexter, Flora Matos e Rashid
Representantes de diversas linguagens artísticas ocuparão o centro de São Paulo com batalha de MCs, sarau, feira de empreendimentos juvenis – que será realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial (SMPIR) – e um grande show de encerramento com Dexter, Flora Matos e Rashid. O evento será realizado com o apoio da Subprefeitura da Sé.
De 19/8 a 19/9
Local: Terminal Vila Nova Cachoeirinha
Exposição de Fotografia
Ao longo do mês de agosto, ocorrerão as oficinas Fotografia em Lata - Pin Hole e Fotografia como Experiência de Exploração Urbana no Centro Cultural da Juventude. O resultado das oficinas será exposto no terminal Vila Nova Cachoeirinha e celebrado com um debate de abertura, no dia 19/8, às 18h30, a respeito da importância da fotografia e sua relação com a juventude.
Dia 23, 16h às 22h
Local: Praça dos Sete Meninos
Encontro: A favor da vida
Cenário de uma chacina que revoltou o bairro do Jardim Elisa Maria, no distrito da Brasilândia, zona norte, a Praça dos Sete Meninos recebe o evento A Favor da Vida, uma parceria entre Centro Cultural da Juventude e a Casa Zumbi, por meio do projeto #CCJnaRua. A programação contará com apresentações de diversas linguagens artísticas e culturais. Com: Mano Réu, Samba do Bowl, ART – E, DJ Bolívia e Inquérito.
Dia 30, 11h
Local: Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca
Cine Direitos Humanos: Pré-estreia do filme ‘De menor’
(Brasil, 2013, 90 min). Dir.: Caru Alves de Souza. 14 anos.
Helena é uma advogada recém-formada que divide sua rotina como defensora pública de crianças e adolescentes no Fórum de Santos e os cuidados com o jovem Caio, com quem vive uma relação de cumplicidade e harmonia. O relacionamento dos dois é colocado em xeque quando Caio comete um delito.
Endereços
Biblioteca Municipal Mário de Andrade
Rua da Consolação, 94, Centro
Tel.: (11) 3775-0002
Centro Cultural da JuventudeAvenida Deputado Emílio Carlos, 3641, Vila Nova Cachoeirinha
Tel.: (11) 3984-2466
Espaço Itaú de Cinema – Frei CanecaRua Frei Caneca, 569, Consolação
Tel.: (11) 3472-2368
Praça dos Sete MeninosRua Pedro Pomar, s/n, Jardim Elisa (Brasilândia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário