segunda-feira, 8 de abril de 2013

CURSO GRATUITO DE MICROEMPREENDEDORISMO

Curso gratuito de microempreendedorismo individual chega aos bairros carentes de SP
As inscrições do curso :Oito passos para empreender, podem ser realizadas diretamente nas unidades do CEU ou através dos telefones 11 2797-7300/ 3228-3545. Necessária apresentação do RG original no dia do curso

O Banco Confia da Secretaria Municipal do Trabalho e do Empreendedorismo (SEMTE) acaba de firmar uma parceria inédita com o Instituto Mercadológico das Américas (IMA), que favorece a população que mora nos bairros mais afastados de São Paulo. Oito passos para Empreender é o novo curso da grade de parcerias e tem como objetivo central orientar o interessado sobre como ser um Microempreendedor Individual (MEI) e incentivar pessoas (maiores de 18 anos) que tenham vontade de abrir um negócio próprio e se tornarem empreendedoras.

A primeira ação conjunta prevê a realização de cursos (em comunidades e bairros carentes) voltados à perspectiva inovadora de estímulo e fomento à geração de trabalho e renda, capacitando cerca de 3 mil pessoas neste primeiro trimestre inaugural do projeto.

O curso que integra o programa Transformando Sonhos e Oportunidades em Negócios tem duração de oito horas (das 8h às 17h), com direito a café da manhã, almoço e pausa à tarde. As atividades serão realizadas nas unidades dos CEUs, ao longo do mês de abril. Todos os alunos participantes receberão certificado. O conteúdo do curso abrange: o que é MEI; o que é ser MEI; vantagens de se tornar um microempreendedor; procedimento e orientação de formalização do MEI; dinâmicas em grupo; análise de mercado; elaboração de plano de negócio; como começar e gerenciar um novo negócio.

As inscrições podem ser realizadas diretamente nas unidades do CEU ou através dos telefones: 11 2797-7300 ou 11 3228-3545. Necessária apresentação do RG original.

Confira a programação de cada dia e os respectivos locais:

11/04 Quinta Feira | Centro de Educação São José - Largo de Santana, 104 Santana

13/04 Sábado | CEU Campo Limpo Av. Carlos Lacerda, 678 - Campo Limpo

14/04 Domingo | CEU Água Azul Av. dos Metalúrgicos, 1262 - Cidade Tiradentes

14/04 Domingo | CEU Vila do Sol Av. dos Funcionários Públicos, 369 - Jd. Capela

20/04 Sábado | CEU Campo Limpo Av. Carlos Lacerda, 678 - Campo Limpo

20/04 Sábado | CEU Vila do Sol Av. dos Funcionários Públicos, 369 - Jd. Capela

27/04 Sábado | CEU Campo Limpo Av. Carlos Lacerda, 678 - Campo Limpo

28/04 Domingo | CEU Água Azul Av. dos Metalúrgicos, 1262 - Cidade Tiradentes

Wanderley Rodrigues, coordenador do curso básico de empreendedorismo (já em andamento) ressalta a importância de continuar capacitando e reforçando o desenvolvimento econômico na periferia, ao mesmo tempo em que diminui a mortalidade empresarial. Até para quem já tem um negócio, esse curso é interessante, pois abrange também reciclagem de ideias em diversos segmentos e oferece oportunidade de elaboração de novos planos de negócios.

Segundo Rodrigues, o curso básico de empreendedorismo da SEMTE atendeu muito bem o público que já tem um nível de conhecimento sobre o tema. Mas foi por meio dessa experiência que percebemos o conteúdo que faltava oferecer às pessoas. O coordenador explica que muitos ainda não entendem o conceito de empreendedorismo, por isso a necessidade de firmar essa parceira e oferecer às pessoas mais conhecimento e segurança para decidir abrir um pequeno negócio e seguir com sucesso.

Secretaria Municipal do Trabalho e do Empreendedorismo
Assessoria de Comunicação
E-mail: imprensasemte@prefeitura.sp.gov.br