terça-feira, 20 de agosto de 2013

BII A/B/C COM BLOCOS DE MONTAR (profªs Janaina, Ester e Simone)



Um berçário repleto de experiências

O que faz um bebê durante sua jornada diária no CEI ? 

Esta é uma questão que comumente ouvimos de pessoas conhecidas e também de familiares das crianças matriculadas. Durante muito tempo o objetivo da creche foi de "guardar" as crianças e cuidar das necessidades físicas dos pequenos: alimentação, banho, sono... Ficávamos contentes em cuidar da integridade física e entregar as crianças sãs e salvas às famílias no final do período. Hoje, depois de muitos estudos na área de educação infantil e de muitas transformações nas concepções do que seja infância e de como a criança aprende, temos a clara certeza de que desde os primeiros meses as crianças podem e devem participar de situações desafiadoras de aprendizagem e explorar todas as possibilidades cognitivas e corporais que possamos planejar, passando por diversas experiências: brincar, imaginar, criar, expressar, conviver, interagir, raciocinar, levantar hipóteses, cuidar de si e do ambiente, pensar sobre o mundo.
Nesse sentido, buscamos integrar duas ações inseparáveis no CEI: educar e cuidar dos pequenos. Visamos ao bem-estar das crianças, e isso envolve também explorar todas as capacidades infantis, primando pelo desenvolvimento integral da criança. E esse desenvolvimento passa necessariamente por dar aos pequenos oportunidades de avançar em suas hipóteses sobre o mundo, de crescer estabelecendo relações saudáveis com o ambiente e com outras pessoas, de pensar e integrar-se à cultura da sociedade na qual está inserido.

"O que as pesquisas que vêm sendo realizadas sobre o desenvolvimento humano
têm apontado é que a criança é um sujeito competente, ativo e agente de seu
desenvolvimento. Nas interações com parceiros de seu meio, em atividades socioculturais concretas, as crianças mobilizam seus saberes e suas funções psicológicas (afetivas, cognitivas, motoras, linguísticas),ao mesmo tempo em que os modificam.
Daí a importância das crianças terem amplas oportunidades de trocar experiências e conhecimentos com outras crianças, seu professor e com os educadores da instituição, com quem passam a maior parte do tempo e que lhes propiciam a realização de atividades em que elas reorganizam o que existe e criam novos significados."
(Orientações Curriculares - Educação Infantil - SME - página 19)

Desta forma, a rotina do berçário deve ser rica em experiências desafiadoras, para atendermos ao preceito de que a criança é protagonista da própria aprendizagem, mesmo antes de perceber-se como indivíduo. 



 Peças para montar : proporciona o desenvolvimento da criatividade, vivências com cores ,formas, tamanho.