sábado, 17 de agosto de 2013

NOVO CURRICULO PARA O ENSINO BÁSICO

A Reorganização Curricular chegará a todas as etapas e modalidades da Educação Básica do Município. Para a Educação Infantil, propõe-se a criação de um currículo integrado. Para o Ensino Médio e para a Educação de Jovens e Adultos, é proposto o fortalecimento da articulação com o mundo do trabalho, sempre tendo em vista a formação ética e para o exercício da cidadania.
Reorganização Curricular do Ensino Fundamental de 9 anos
Haverá mudanças profundas na organização e funcionamento do Ensino Fundamental, com a sua estruturação em 3 Ciclos – Alfabetização, Interdisciplinar e Autoral, cada um com 3 anos de duração.
1. O Ciclo de Alfabetização (1º, 2º e 3º anos) objetiva garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas até o final do Ciclo, no máximo, aos 8 (oito) anos de idade. Está centrado nos Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento, descritos no documento Elementos Conceituais e Metodológicos para Definição dos Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento do Ciclo de Alfabetização (1º, 2º e 3º anos) do Ensino Fundamental, do Ministério da Educação. A implementação das ações que visam à garantia desses direitos de aprendizagem será realizada de forma articulada ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
2. No Ciclo Interdisciplinar (4º, 5º, e 6º anos), a articulação entre as disciplinas será garantida pela presença de professores generalistas que acompanharão as turmas até o 6º ano e professores integradores em atividades de orientação aos alunos para desenvolvimento de projetos.
3. No Ciclo Autoral (7º, 8º e 9º anos), o trabalho com leitura, escrita e solução de problemas matemáticos, com pesquisa em todas as áreas do conhecimento, estimula os alunos à autoria. Este Ciclo é também momento privilegiado de autoria para os professores, que têm no espaço da aula local privilegiado para o desenvolvimento de metodologias de pesquisa na constituição de projetos junto a seus alunos.
Articulando seus nove anos de trabalhos com projetos interdisciplinares, o aluno produzirá Trabalho de Conclusão dos Ciclos – TCC – com compromisso de intervenção social.
Destaca-se que alfabetização, interdisciplinaridade e autoria não são exclusivas de um ciclo e devem estar presentes ao longo de todo o Ensino Fundamental.
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