sábado, 26 de outubro de 2013

SESC POMPEIA - EXPOSIÇÃO GRATUITA


Sesc Pompeia apresenta exposição 'Mais de Mil
 
Brinquedos  para a Criança Brasileira'
 
 
Imagine andar por um espaço de mais de dois mil metros quadrados e relembrar a infância diante de mais de seis mil brinquedos? São carrinhos, peões, petecas, bonecos, bilboquês, blocos de montar, aviões, barcos, animais, panelas, massinhas e mais, muito mais!

  Essa é a proposta da exposição Mais de Mil Brinquedos para a Criança Brasileira, que tem como referência a mostra Mil Brinquedos para a Criança Brasileira, apresentada em 1982, ano de inauguração do Sesc Pompeia. A primeira edição foi idealizada por Lina Bo Bardi, que projetou o prédio onde o Sesc funciona ainda hoje.

 Os brinquedos ali reunidos são resultado de meses de trabalho de garimpagem pelo país feito pelos educadores Renata Meirelles e Gandhy Piorski, curadores da exposição. “Saímos em busca dos lugares que mantinham as tradições do brincar. Por exemplo, o Pará e seus brinquedos de Miriti, as populações indígenas e seus brinquedos de vínculo com a ancestralidade. Buscamos também em museus e acervos particulares de colecionadores.

 Encontramos peças, para nós raras, não pela sua idade ou conservação, mas pela marca de seu uso nas mãos de uma criança. O brinquedo com o rastro da brincadeira. Uma boneca dos anos 80 com um lado dos cabelos cortados por uma menina 'cabelereira' ”, explica Piorski.

  O objetivo desse trabalho minucioso, para Renata Meirelles, é que todas as pessoas sintam-se incluídas nessa exposição. “Não é fácil porque somos muitos, sem esbarrar, claro, na quantidade de brinquedos”, diz a curadora.

  Enquanto passeia por essa fábrica, você e sua família certamente vão se deparar com brinquedos que trarão à memória a doce lembrança da infância. Não perca!

 

Sesc Pompeia - Área de convivência

 Rua Clélia, 93, Água Branca, São Paulo/SP

 Tel. (11) 3871-7700

 Ter. a dom.: 10h às 19h

 De 9/7 a 2/2/2014

 Entrada: Grátis