domingo, 8 de maio de 2016

ASSIM SE FORMA A IDENTIDADE ...

ASSIM SE FORMA A IDENTIDADE

Rotinas que funcionam 

Incorporadas à rotina da creche, algumas atividades podem favorecer a construção da identidade dos bebês. Confira a seguir algumas delas: 

- levar a criança à frente de um espelho e nomeá-la, identificando características particulares e as partes do corpo; 

- expor na sala de aula a foto de todos os bebês com nome, para que eles possam se reconhecer mais facilmente; 

- montar um mural com fotografias dos aluninhos em que eles apareçam ao lado dos pais, irmãos ou amigos e, assim, cada um possa se diferenciar dos demais e perceber-se como membro de um grupo; 

- criar diferentes situações nas quais cada criança tenha a oportunidade de escolher a brincadeira de sua preferência. Dessa maneira ela começa a se colocar como um ser único, com desejos e características próprias; 

- sempre que possível, promover aprendizagem com crianças mais velhas, que possam servir de modelo na sala de aula.

atividade com o espelho nos MGI C/D
 
chamadinha

Onde eu nasci ? Por que meu nome é ... ? (MGI A/B)

 atividade com o nome das crianças  (MGII A)


chamadinha no MGII B


Os bebês adoram se ver no espelho (BI)

Aniversariantes do mês (Proposta Pedagógica do CEI Vila Prado)

 Como eu era quando era bebê ? (MGI A/B)

As crianças, curiosas, procurando SUA FOTO no painel (MGI A/B)
Painel dos MGI C/D (Quando eu era menor, eu era assim ... hoje eu sou assim)