Um berçário repleto de
experiências
O que faz um bebê durante
sua jornada diária no CEI ?
Esta é uma questão que comumente ouvimos de pessoas
conhecidas e também de familiares das crianças matriculadas. Durante muito
tempo o objetivo da creche foi de "guardar" as crianças e cuidar das
necessidades físicas dos pequenos: alimentação, banho, sono... Ficávamos
contentes em cuidar da integridade física e entregar as crianças sãs e salvas
às famílias no final do período. Hoje, depois de muitos estudos na área de
educação infantil e de muitas transformações nas concepções do que seja
infância e de como a criança aprende, temos a clara certeza de que desde os
primeiros meses as crianças podem e devem participar de situações desafiadoras
de aprendizagem e explorar todas as possibilidades cognitivas e corporais que
possamos planejar, passando por diversas experiências: brincar, imaginar,
criar, expressar, conviver, interagir, raciocinar, levantar hipóteses, cuidar
de si e do ambiente, pensar sobre o mundo.
Nesse sentido, buscamos
integrar duas ações inseparáveis no CEI: educar e cuidar dos pequenos. Visamos
ao bem-estar das crianças, e isso envolve também explorar todas as capacidades
infantis, primando pelo desenvolvimento integral da criança. E esse
desenvolvimento passa necessariamente por dar aos pequenos oportunidades de
avançar em suas hipóteses sobre o mundo, de crescer estabelecendo relações
saudáveis com o ambiente e com outras pessoas, de pensar e integrar-se à cultura
da sociedade na qual está inserido.
"O que as pesquisas
que vêm sendo realizadas sobre o desenvolvimento humano
têm apontado é que a
criança é um sujeito competente, ativo e agente de seu
desenvolvimento. Nas
interações com parceiros de seu meio, em atividades socioculturais concretas,
as crianças mobilizam seus saberes e suas funções psicológicas (afetivas,
cognitivas, motoras, linguísticas),ao mesmo tempo em que os
modificam.
Daí a importância das
crianças terem amplas oportunidades de trocar experiências e conhecimentos com outras
crianças, seu professor e com os educadores da instituição, com quem
passam a maior parte do tempo e que lhes propiciam a realização de atividades
em que elas reorganizam o que existe e criam novos significados."
(Orientações Curriculares -
Educação Infantil - SME - página 19)
Desta forma, a rotina do
berçário deve ser rica em experiências desafiadoras, para atendermos ao
preceito de que a criança é protagonista da própria aprendizagem, mesmo antes
de perceber-se como indivíduo.
Peças para montar : proporciona o desenvolvimento da criatividade, vivências com cores ,formas, tamanho.