No dia 31de Julho de 2013, o CEI VILA PRADO adquiriu 200 livros infantis para as atividades de leitura com as crianças.
Fraldas e livros: a
importância da leitura para a primeira infância
Acredite: não é perda de tempo ler para quem ainda
nem aprendeu a falar.
“Quando a escritora de
livros infantis Tatiana Belinky perguntou ao pediatra, nos idos de 1940, em que
momento deveria começar a educar seu filho, então com 3 meses de vida, ouviu
como resposta: "Você já está atrasada". Parece mera frase de efeito.
O fato, porém, é que o doutor estava coberto de razão. Não há idade para dar
início à educação de uma criança - e isso vale também para o incentivo à leitura.
Bebês podem até não
entender todo o enredo de uma história, mas a leitura em voz alta os coloca em
contato com outras dimensões das linguagens oral e escrita, que serão
importantes em seu desenvolvimento. "Eles percebem que a fala do dia a dia
é diferente daquela usada numa leitura, que tem cadência, ritmo e emoção.
Entendem, por exemplo, que há um começo, um clímax e um desfecho", explica
Fraulein Vidigal de Paula, doutora em Psicologia Escolar.
Especialistas
acreditam que, para alguém se interessar por livros na vida adulta, é
fundamental que a palavra escrita esteja ao seu alcance desde cedo. Ou seja:
estimular a leitura dentro do berçário, com bebês que ainda nem aprenderam a
falar, pode ser o caminho mais curto para a formação de um futuro leitor.
"Manuseando um livro, eles são capazes de identificar a existência da
grafia e passam a estabelecer uma relação direta com a linguagem escrita",
afirma Fraulein. Pouco importa se a criança ainda não aprendeu a ler ou se o
exemplar em questão é feito de papel, plástico ou tecido”
(Revista Nova Escola)