quinta-feira, 10 de outubro de 2013

BII - IDENTIDADE E AUTONOMIA NO CEI

 Cardápio do almoço (10/10) -
 arroz, feijão, couve e carne moida. 
Salada de frutas 
Suco de laranja












  

  



 









  

Beijinhos para todos ! (Dereck, à direita)

Objetivos do CEI :
Estabelecer vínculos com adultos e colegas e trabalhar ações de autocuidado (higiene, alimentação e repouso).

A autonomia, segundo o mesmo referencial curricular de Educação Infantil é "a capacidade de se conduzir e de tomar decisões por si próprio, levando em conta regras, valores, a perspectiva pessoal, bem como a perspectiva do outro". Mais do que autocuidado - saber vestir-se, alimentar-se, escovar os dentes ou calçar os sapatos -, ter autonomia significa ter vontade própria e ser competente para atuar no mundo em que vive. É no CEI  que a criança conquista suas primeiras aprendizagens - adquire a linguagem, aprende a andar, forma o pensamento simbólico e se torna um ser sociável.

A especificidade do trabalho no CEI.

Na faixa de 0 a 3 anos, explorar o eixo identidade e autonomia envolve ajudar os pequenos a desenvolver o reconhecimento da própria imagem. O objetivo é que eles se identifiquem como seres únicos, com corpo, hábitos e preferências próprias. Ao mesmo tempo, é desejável que os bebês ganhem independência progressiva para tanto para realizar ações cotidianas, como brincar e se expressar por meio da linguagem, quanto para o cuidado com a higiene e a alimentação. O caminho privilegiado para conseguir esse desenvolvimento são as atividades de interação, que possibilitam a criação de vínculos afetivos e o aprendizado das regras para a vida em sociedade.
(Revista Nova Escola. O que não pode faltar na creche)