Veja os
principais pontos do "Mais Educação São Paulo":
NÍVEL
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COMO É HOJE EM SP
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PROPOSTA DA PREFEITURA
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Ensino fundamental
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1)
Estrutura:
Dividido em fundamental I (do 1º ao 5º ano) e fundamental II (do 6º ao 9º ano) |
1)
Estrutura:
Dividir o fundamental em 3 ciclos: - alfabetização (do 1º ao 3º ano) - interdisciplinar (do 4º ao 6º ano) - autoral (do 7º ao 9º ano) |
2)
Grade curricular:
Até o 5º ano, alunos têm apenas um professor (generalista); a partir do 6º, passam a ter aula com vários professores (especialistas) |
2)
Grade curricular:
- Entre o 4º e o 6º ano, fazer uma transição gradual do modelo de generalistas para o de especialistas, com ênfase em projetos interdisciplinares - No ciclo autoral, os alunos deverão fazer um Trabalho de Conclusão de Ciclo (TCC), obrigatório para terminar o 9º ano |
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3)
Avaliação:
As escolas têm autonomia para decidir se enviam lição de casa e boletim escolar para os pais, e se aplicam provas bimestrais; há reforço durante o ano letivo |
3)
Avaliação:
Tornar obrigatórios: - prova bimestral, lição de casa e boletim - reforço durante o ano letivo e nas férias - notas de zero a dez a partir do 2º ciclo Opção de deixar o aluno de dependência (para o ciclo autoral); Atrelar o desempenho no Ideb ao Prêmio de Desenvolvimento Educacional |
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4)
Educação Integral:
Meta de ter 100 mil alunos inscritos no Mais Educação do MEC até 2016 |
4)
Educação Integral:
Em 2013, 236 escolas com 70 mil já se candidataram |
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5)
Vagas:
Hoje 23 escolas ainda funcionam em três turnos, conhecido como 'turno da fome' |
5)
Vagas:
- Acabar com o turno da fome construindo 38 escolas com 63.293 vagas - Construir 20 CEUs, pelo menos metade deles aproveitando as estruturas de Clubes Escola |
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Educação infantil
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1)
Vagas:
A fila de espera nas creches é de 127 mil crianças; Na pré-escola, nova lei do MEC exige que todas as crianças a partir de 4 anos estejam na escola |
1)
Vagas:
- Construir 253 creches com 52.998 vagas - Construir 66 pré-escolas com 35.530 vagas |
2)
Currículo: Hoje
não há um currículo único na educação infantil
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2)
Currículo:
Criar um currículo integrado para a educação infantil |
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3)
Avaliação:
Hoje não há um sistema de avaliação da qualidade da pré-escola |
3) Avaliação:
Usar indicadores do MEC e da Secretaria Municipal de Educação para criar um sistema de avaliação específico para este nível de ensino |
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Ensino médio
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1)
Currículo:
Hoje há oito escolas municipais que oferecem o ensino médio com currículo regular |
1)
Currículo:
- Articular o currículo dessas escolas com parceria com o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) - Dar ênfase no currículo às tecnologias de informação e comunicação |
Ensino de Jovens e Adultos (EJA)
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1)
Currículo:
O sistema de ensino é focado nas aulas do currículo regular |
1)
Currículo:
- Firmar parcerias com o Senai e o Senac para aproximar os alunos do EJA a cursos técnicos e profissionalizantes |
2)
Avaliação:
Atualmente não existe um sistema único de avaliação dos alunos do EJA |
2)
Avaliação:
- Criar sistema para avaliar a qualidade do EJA |
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Professores
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1)
Formação:
Professores podem definir em que área fazer cursos de especialização e pós-graduação; formação continuada soma pontos na progressão da carreira |
1)
Formação:
Credenciar 31 pólos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) nos CEUs para oferecer formação semi-presencial a professores da rede com temas vinculados às necessidades do sistema, entre elas as técnicas de didática |
2)
Carga horária:
Atualmente, os professores já têm uma carga horária definida no currículo e na grade horária existentes |
2)
Carga horária:
- Não alterar as jornadas dos professores durante a implantação do novo formato de grade curricular - Aproveitar o horário livre dos professores substitutos |
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Fonte:
Prefeitura de São Paulo
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