segunda-feira, 3 de junho de 2013

BII A/B/C - HORA DA HISTÓRIA



ATIVIDADE PERMANENTE -  HORA DA HISTÓRIA


1. Justificativa

Ler para CRIANÇAS é uma prática que se justifica por muitas razões:

- Primeiro, porque ao ouvir um adulto ler, A CRIANÇA entra em contato com uma outra dimensão da linguagem: o fluxo da fala que “diz” linguagem escrita, apresenta uma cadência própria e, a depender do livro escolhido, rimas, repetições e ritmos novos.

- Segundo, porque ao ouvir um adulto ler, a criança também entra em contato com o prazer que o adulto demonstra ao ler, as emoções que sente e expressa, nos tons de surpresa, graça e encantamento que ficam patentes na leitura. Assim, o adulto leitor é um intérprete em muitos níveis: interpreta o texto, apresentando à criança a linguagem escrita e interpreta também o que se pode obter do texto, o prazer de ler.

-Terceiro, quando garantimos que a leitura faça parte da vida da criança através da leitura que o professor faz na escola e tenha nela um sentido de prazer e encantamento,criamos as bases para que as crianças ali atendidas possam se desenvolver plenamente como leitoras, ao longo da vida escolar, nos contrapondo a uma divisão entre leitores e não leitores que costuma espelhar uma diferença social entre os que têm a oportunidade de conviver com livros e leitores e aqueles que não a têm.

Hoje, as crianças ouviram a história " O pintinho".