terça-feira, 26 de agosto de 2014

BII - DA FRALDA PARA O VASO SANITÁRIO


A criança está na fase de passar da fralda ao vaso sanitário.
 
 A criança pode ser estimulada a deixar as fraldas a partir dos dois anos de idade, porque já tem condição de segurar a vontade e controlar os músculos e nervos do ânus e da uretra. No entanto, vale respeitar o ritmo de cada um, que varia de criança para criança.

 A melhor fase do ano para fazer essa mudança é no verão, porque as crianças usam menos roupas e há uma diminuição natural do xixi, já que transpiram mais.

 Fraldas noturnas só devem ser retiradas depois que a criança já consegue segurar a vontade e fazer tudo no penico ou vaso sanitário durante o dia. Também vale observar se a criança acorda com a fralda seca a maioria das vezes. Quando isso se repetir por noites seguidas, então também é hora de “arriscar”. Mas, se depois da retirada, a criança começar a fazer xixi à noite novamente, vale voltar atrás e dar tempo ao tempo. Uma dica: nada de oferecer líquidos à criança poucas horas antes de dormir.

4. O que os pais adotarem em casa precisa ser feito na escola, com a concordância de ambas as partes. No CEI  a retirada da fralda pode ser mais fácil porque uma criança se espelha em outra, que já está adiantada nesse processo, querendo igualar-se a ela.

Não se deve recriminar ou demonstrar frustração quando o xixi ou cocô escapar. A criança precisa ser estimulada a acertar na próxima vez. Quando isso acontecer, comemorações e elogios são muito bem-vindos!