sexta-feira, 29 de agosto de 2014

FEIRAS LIVRES COMPLETA 100 ANOS NA CIDADE DE SÃO PAULO


 Regularização das Feiras Livres completa 100 anos na cidade

São Paulo possui 880 feiras distribuídas por todas as 32 subprefeituras. Espaços têm público cativo que preza pela qualidade de frutas, legumes e verduras a preços acessíveis

De Secretaria Executiva de Comunicação

 A cidade de São Paulo comemora nesta segunda-feira (25) o centenário da regulamentação das feiras livres. Traço marcante da cultura popular paulistana, o comércio atravessou décadas mantendo sempre o mesmo formato, assim como a qualidade dos produtos comercializados.

Atualmente a cidade conta com 880 feiras, distribuídas pelas 32 subprefeituras de terça a domingo. São 12.073 feirantes cadastrados na cidade, donos de 16.300 barracas. Dificilmente eles se limitam a comercializar em um só ponto. Trabalham em diferentes feiras, três, quatro, cinco e até seis vezes por semana.

Prática comercial existente desde a antiguidade, as feiras livres somente tiveram sua atividade regulamentada na capital no início do século passado. Em 1914, o então prefeito Washington Luis assinou o Ato 710, que criava os mercados francos.

Polo de abastecimento, o centro da cidade concentrou as primeiras formações do comércio: considera-se que a primeira feira oficial implantada na cidade foi a do Largo General Osório, na época com 26 feirantes. A segunda feira formalizada instalou-se no Largo do Arouche, com 116 feirantes. Até o ano seguinte outras cinco feiras se consolidaram – mais uma em cada um desses pontos e outras três no Largo Morais de Barros, no Largo São Paulo e na Rua São Domingos.

Fonte : Portal da Prefeitura

Nenhum comentário:

Postar um comentário