As crianças, desde o
seu nascimento, são já são pessoas potentes e capazes, com modos próprios de
ver e compreender o mundo. À medida que vão convivendo com os adultos, entram
em contato com a cultura do seu e de outros grupos sociais. Por meio desse
relacionamento, Unidade Educacional e na comunidade, constroem e reconstroem
suas maneiras de conhecer o mundo.
Nesse processo, as
educadoras e os educadores das Unidades Educacionais de Educação Infantil têm
uma importante função: garantir as condições para que as crianças vivenciem
cotidianamente ricas experiências, com diferentes materiais e em relações
democráticas, participativas e respeitosas, que valorizem sempre suas
experiências e suas falas.
Entre outros aspectos,
a relação com a família e com a Unidade Educacional é um importante elemento na
construção da identidade da criança, porque tudo começa na primeira infância: a
maneira de ser e de sentir; seus medos, suas coragens; a timidez, a ousadia.
Por isso, a educação
infantil é tão importante. E a Secretaria de Educação do Município de São Paulo
a trata com um olhar todo especial.
Na Educação Infantil, o
cuidar e o educar levam em consideração todas as etapas do desenvolvimento
individual e sociocultural das crianças, acompanhando-as atentamente desde o
nascimento.
A Educação Infantil
pública na cidade de São Paulo reúne cerca de 410.000 crianças de zero a 5 anos
e 11 meses. A partir dos 6 anos, a criança ingressa no Ensino Fundamental.