A criança tem
cem linguagens
Cem mãos cem
pensamentos
Cem maneiras
de pensar
De brincar e
de falar
Cem sempre cem
Maneiras de
ouvir
De surpreender
de amar
Cem alegrias
para cantar e perceber
Cem mundos
para descobrir
Cem mundos
para inventar
Cem mundos
para sonhar.
A criança tem
Cem linguagens
(e mais cem,
cem, cem)
Mas roubam-lhe
noventa e nove
Separam-lhe a
cabeça do corpo
Dizem-lhe:
Para pensar
sem mãos, para ouvir sem falar
Para
compreender sem alegria
Para amar e
para se admirar só no Natal e na Páscoa.
Dizem-lhe:
Para descobrir
o mundo que já existe.
E de cem
roubam-lhe noventa e nove.
Dizem-lhe:
Que o jogo e o
trabalho, a realidade e a fantasia
A ciência e a
imaginação
O céu e a
terra, a razão e o sonho
São coisas que
não estão bem juntas
Ou seja,
dizem-lhe que os cem não existem.
E a
criança por sua vez repete: os cem existem