Contação de história
A atividade de contar
histórias deve ser presença cotidiana
nas escolas de Educação Infantil, sendo a ela corretamente atribuídos o
incentivo à imaginação e à leitura, a ampliação do repertório cultural das crianças
e a criação de referenciais importantes ao desenvolvimento cognitivo .
Segundo Abramovich,
2003, o significado de escutar histórias é muito amplo, é uma possibilidade de
descobrir o mundo imenso dos conflitos, das dificuldades, dos impasses, das
soluções, que todos atravessamos e vivemos de um jeito ou de outro, através das
vivências dos personagens. É ouvindo histórias que se pode sentir emoções
importantes com o significado e verdade que estas fazem brotar. Ouvir histórias
é também desenvolver todo o potencial crítico da criança, é poder pensar,
duvidar, perguntar e questionar. É sentir-se inquieto, querendo saber mais e
melhor sobre o que está sendo narrado.
A literatura é
importante para o desenvolvimento da criatividade e do emocional infantil.
Quando as crianças ouvem histórias, passam a valorizar de forma mais clara
sentimentos que têm em relação ao mundo. As histórias trabalham problemas
existenciais típicos da infância como medos, sentimentos de carinho, curiosidade,
bem X mal.
Além disso, quem lê
para uma criança não lhe transmite apenas o conteúdo da história, promovendo
seu encontro com a leitura, possibilita-lhe adquirir um modelo de leitor e
desenvolve nela o prazer de ler e o sentido de valor pelo livro.
“O livro é aquele
brinquedo, por incrível que pareça, que, entre um mistério e um segredo, põe ideias
na cabeça” .