domingo, 22 de março de 2015

PROPOSTA CURRICULAR DO CEI VILA PRADO

“ Por mais longa que seja a caminhada o mais importante é dar o primeiro passo.”

(Vinícius de Moraes)

PROPOSTA  CURRICULAR DO CEI VILA PRADO

                        De acordo com as Diretrizes Curriculares Municipais, a Educação Infantil foi instituída e fundamentada em uma concepção de criança como ser único, singular, histórico e social, em pleno processo de desenvolvimento, que pensa, manifesta desejos, interesses, necessidades e que se expressa através de diferentes linguagens, para representar, elaborar e se apropriar do mundo a sua volta.
Para nortear a Proposta Pedagógica da Instituição de Educação Infantil, a Câmara de Educação Básica – CEB propõe através do Parecer nº: 05/09 as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, respeitando os seguintes Princípios:
a)   Princípios Éticos: da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades;
b)   Princípios Políticos: dos direitos de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática;
c)    Princípios Estéticos: da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da liberdade de expressão nas diferentes manifestações artísticas e culturais.
d)   Na observância destas Diretrizes, a proposta pedagógica da Educação Infantil deve garantir que elas cumpram plenamente sua função sociopolítica e pedagógica:
e)   Oferecendo condições e recursos para que as crianças usufruam seus direitos civis, humanos e sociais;
f)     Assumindo a responsabilidade de compartilhar e complementar a educação e cuidado das crianças com as famílias;
g)   Possibilitando tanto a convivência entre crianças e entre adultos e criança e quanto à ampliação de saberes e conhecimentos de diferentes naturezas;
h)   Promovendo a igualdade de oportunidades educacionais entre as crianças de diferentes classes sociais no que se refere ao acesso a bens culturais e às possibilidades de vivência da infância;
i)     Construindo novas formas de sociabilidade e de subjetividade comprometidas com a ludicidade, a democracia, a sustentabilidade do planeta e com o rompimento de relações de dominação etária, socioeconômica, étnico-racial, de gênero, regional e linguística.

PROJETOS INSTITUCIONAIS
 Empréstimo de livros para os MGI e MGII
 Escovação de dentes MGI e MGII
 BLOG do CEI Vila Prado ;
 Reunião com os familiares – foco : aprendizagens das crianças
 Professor que faz !!! 

3.1  CURRÍCULO
A organização curricular de acordo com os eixos de trabalho tem como objetivo orientar o professor apresentando caminhos para sistematizar as intenções educativas de 0 a 3 anos.  Desta forma entendida como ato que se constrói na coletividade e que envolve todas as experiências desenvolvidas pelo CEI Vila Prado ,  com o objetivo de produzir identidades, que o Currículo constitui-se no principal objetivo de atuação dos educadores.
O Currículo não é um instrumento neutro, nem pode ser separado do contexto social, uma vez que, ele é historicamente situado e culturalmente determinado.
            Nesta perspectiva, o currículo deve servir de instrumento para o professor que trabalha com as crianças com vistas a desenvolver uma proposta pedagógica coerente com as concepções propostas que se traduzam em ações que:
            1 - Considerem a ação do adulto de vital importância no desenvolvimento e construção do conhecimento pela criança;
            2 - Ofereçam várias oportunidades que desafiem o raciocínio e permitam à criança elaborar hipóteses;
            3 - Ofereçam oportunidades de fortalecimento de autoestima e construção de identidade;
            4 - Levem em conta que o brincar constitui uma forma privilegiada de aprender e que o ambiente lúdico é o mais adequado para envolver a criança no processo educativo;
            5 - Respeitem e incorporem a diversidade de expressões culturais. As diferentes formas de linguagem - verbal, musical e plástica – e que todas as formas de comunicação e expressão são básicas para que a criança compreenda, socialize e se estruture na cultura e na sociedade;
            6 - Propiciem atividades que possibilitem o desenvolvimento da fala, do corpo, das artes, da música, da dança, da leitura, da escrita e da tecnologia.

 OBJETIVOS ORGANIZADOS EM ÂMBITOS E EIXOS DE TRABALHO

Os eixos curriculares, nesta etapa, apresentam-se como âmbitos de experiências, no sentido de que se referem mais às experiências e as atividades  que as crianças realizam do que às informações e conhecimentos que o professor deve ensinar. Na prática educativa o desenvolvimento da criança de zero a três anos ocorre de maneira integrada e interligada nos diferentes âmbitos a serem trabalhados com os pequenos.
Baseado no Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil (BRASIL, 1998), a organização do trabalho pedagógico está colocada em dois âmbitos: Formação Pessoal e Social e Conhecimento de Mundo. Os quais dão visão didática do trabalho pedagógico possibilitando compreender, refletir e intervir nos campos de ação das experiências que são promovidas nas salas de vivências do CEI Vila Prado.
O âmbito de experiências Formação Pessoal e Social propõe a construção do sujeito, desafiando para que a criança aprenda a conviver, ser e estar com os outros e consigo mesma. (Identidade e Autonomia)
No âmbito de experiências Conhecimento de Mundo, refere-se à construção de diferentes linguagens, propiciando a interação com os outros e a mediação com o conhecimento constituído, compreendendo o mundo e atuando nele, nas diferentes idades. Nos seis eixos: Movimento, Música, Artes visuais, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade e Matemática.
Para as crianças de zero a três anos, foram consideradas a linguagem musical e expressão corporal, linguagem plástica, linguagem matemática e linguagem oral e escrita na mesma dimensão da linguagem, considerando esta como um instrumento de comunicação entre os seus pares e adultos, no sentido de se apropriar, compreender, se expressar, representar, interpretar ou modificar a realidade utilizando diferentes elementos o gesto, a dança, a palavra, o desenho, a pintura.
Com relação aos conteúdos, os mesmos serão desenvolvidos através da linguagem oral, escrita, expressão e produção plástica, produção e expressão musical, expressão corporal, relação de medidas e representação de espaço.
Os conteúdos são um conjunto de formas culturais com saberes selecionados para fazerem parte das diferentes áreasOs conteúdos incluem fatos, conceitos, habilidades, técnicas, estratégias, valores, normas e atitudes. A criança que freqüenta o Centro de Educação Infantil, não aprende somente conhecimento sistematizado, mas sim, conceitos, hábitos, atitudes e valores.

OBJETIVOS DE CADA EIXO DE TRABALHO
Conforme o Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil (Brasil), as Unidades Educacionais devem oportunizar trabalhos para desenvolver:
FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL
Eixo: IDENTIDADE E AUTONOMIA
Objetivos:                           
Crianças zero a três anos
●      Experimentar e utilizar os recursos de que dispõem para a satisfação de suas necessidades essenciais, expressando seus desejos, sentimentos, vontades e desagrados, e agindo com progressiva autonomia;
●      Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo, conhecendo progressivamente seus limites, sua unidade e as sensações que ele produz;
●      Interessar-se progressivamente pelo cuidado com o próprio corpo, executando ações simples relacionadas à saúde e higiene;
●      Brincar;
●      Relacionar-se progressivamente com mais crianças, com seus professores e com demais profissionais da instituição, demonstrando suas necessidades e interesses.
Crianças de quatro a cinco anos
●      Formular uma imagem positiva de si, ampliando sua autoconfiança, identificando cada vez mais suas limitações e possibilidades e agindo de acordo com elas;
●      Identificar e enfrentar situações de conflitos, utilizando seus recursos pessoais; respeitando as outras crianças e adultos e exigindo reciprocidade;
●      Valorizar ações de cooperação e solidariedade, desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração e compartilhando suas vivências
.
CONHECIMENTO DE MUNDO

Eixo: MOVIMENTO
Objetivos:  
Crianças zero a três anos
●      Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo;
●      Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação;
●      Deslocar-se com destreza progressiva no espaço ao andar, correr, pular etc., desenvolvendo atitude de confiança nas próprias capacidades motoras;
●      Explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento etc., para o uso de objetos diversos.
Crianças de quatro a cinco anos
●      Ampliar as possibilidades expressivas do próprio movimento, utilizando gestos diversos e o ritmo corporal nas suas brincadeiras, danças, jogos e demais situações de interação;
●      Explorar diferentes qualidades e dinâmicas do movimento, como força, velocidade, resistência e flexibilidade, conhecendo gradativamente os limites e as potencialidades de seu corpo;
●      Controlar gradualmente o próprio movimento, aperfeiçoando seus recursos de deslocamento e ajustando suas habilidades motoras para utilização em jogos, brincadeiras, danças e demais situações;
●      Utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento etc., para ampliar suas possibilidades de manuseio dos diferentes materiais e objetos;
●      Apropriar-se progressivamente da imagem global de seu corpo, conhecendo e identificando seus segmentos e elementos e desenvolvendo cada vez mais uma atitude de interesse e cuidado com o próprio corpo.

Eixo: MÚSICA
Objetivos:  
Crianças zero a três anos
●      Ouvir, perceber e reconhecer eventos sonoros diversos, fontes sonoras e produções musicais;
●      Brincar com música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais.
Crianças quatro a cinco anos
●      Explorar e diferenciar elementos da música para se expressar, interagir com os outros e ampliar seu conhecimento do mundo;
●      Perceber e expressar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio de improvisações e interpretações musicais.

Eixo: ARTES VISUAIS
Objetivos:  
Crianças zero a três anos
●      Ampliar o conhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de uso e entrando em contato com formas diversas de expressão artística;
●      Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação.
Crianças quatro a cinco anos
●      Interessar-se pelas próprias produções, pelas produções de outras crianças e pelas diversas obras artísticas (regionais, nacionais ou internacionais) com as quais entrem em contato, ampliando seu conhecimento de mundo e da cultura;
●      Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.

Eixo: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Objetivos:  
Crianças zero a três anos
●      Participar de variadas situações de comunicação oral, para interagir, expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral, contando suas vivências;
●      Familiarizar-se aos poucos com a escrita por meio da participação em situações nas quais ela se faz necessária e de contato cotidiano com livros, revistas, histórias em quadrinhos etc..
Crianças quatro a cinco anos
●      Ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão, interessando-se por conhecer vários gêneros literários e escritos e participando de diversas situações de intercâmbio social nas quais possa contar suas vivências, ouvir as de outras pessoas, elaborar e responder perguntas;
●      Familiarizar-se com a escrita por meio do manuseio de livros, revistas e outros portadores de texto e de vivência de diversas situações na qual seu uso se faça  necessário;
●      Escutar textos lidos, apreciando a leitura feita pelo professor;
●      Interessar-se por escrever palavras e textos ainda que não de forma convencional;
●      Reconhecer seu nome escrito, sabendo identificá-lo nas diversas situações do cotidiano;
●      Escolher os livros para ler e apreciar.
NATUREZA E SOCIEDADE
Objetivos:  
Crianças zero a três anos
●      Explorar o ambiente, para que possa se relacionar com pessoas, estabelecer contato com plantas e com objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse.
Crianças quatro a cinco anos
●      Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural, formulando perguntas, imaginado soluções para compreendê-lo, manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscando informações e confrontando ideias;
●      Estabelecer algumas relações entre o modo de vida característico de seu grupo social e de outros grupos;
●      Estabelecer algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando sua importância para a preservação das espécies e para a qualidade da vida humana.
MATEMÁTICA
Objetivos:              
Crianças zero a três anos
●      Estabelecer aproximação com algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano, como contagem, relações espaciais etc.
Crianças quatro a cinco anos
●      Reconhecer e valorizar os números, as operações matemáticas, as contagens orais e as noções espaciais como ferramentas necessárias no seu cotidiano;
●      Comunicar ideias matemáticas, hipóteses, processos utilizados e resultados encontrados em situações-problema relativos a quantidades, espaço físico e medida, utilizando a linguagem oral e a linguagem matemática;
●      Apresentar confiança em suas próprias estratégias e na sua capacidade para lidar com situações matemáticas novas, utilizando seus conhecimentos prévios.
Com relação a organização dos conteúdos, serão desenvolvidos através da linguagem oral, escrita, expressão musical, expressão corporal, relações medidas e representação do espaço.
Os conteúdos são um conjunto de formas culturais com saberes selecionados para fazerem partes das diferentes áreas, em função dos objetivos gerais de cada uma delas. Os conteúdos incluem fatos, conceitos, princípios, habilidades técnicas, estratégias, valores, normas e atitudes. A criança que freqüenta a educação infantil não aprende somente conhecimentos sistematizados, mas conceitos, hábitos, atitudes e valores.

De acordo com a LDB- Artigo 31 – Seção II “(...) a avaliação far-se-á mediante o acompanhamento e o registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.”
A responsabilidade dos educadores ao avaliar as crianças, a si próprio e a Proposta Pedagógica, permitirá constante aperfeiçoamento das estratégias educacionais na Educação Infantil é um processo de registro e reflexão sobre o que acontece com a criança no cotidiano da Instituição.
Segundo estabelece a Diretriz Curricular Municipal, a avaliação da criança pode ser verbalizada e expressa em conversas coletivas. Também há outras estratégias de se avaliar, pode-se utilizar do desenho, da construção, da expressão corporal, de músicas, da brincadeira, etc. Por meio da observação, o professor poderá saber que experiências estão sendo vivenciadas pelas crianças, que conflitos estão enfrentando, que conceitos estão elaborando e que conhecimentos precisam ser ampliados.
Os êxitos e as dificuldades devem ser acompanhados pelo professor de maneira a permitir uma avaliação do seu trabalho com as crianças, verificando se os objetivos que foram traçados no Planejamento estão sendo alcançados.
A avaliação é qualitativa, pois em nenhum momento tem um caráter classificatório, eliminatório, nem discriminatório.
De acordo com a Diretriz Curricular Municipal, a avaliação deve ser um processo descritivo e reflexivo sobre as principais características, competências cognitivas e interativas do grupo e de cada criança, realizado através de relatórios individuais. Nesta perspectiva, as Diretrizes da Educação deste CEI sinalizam uma prática avaliativa da aprendizagem e desenvolvimento das crianças, pautadas nos seguintes encontros com as famílias :
- 1º semestre – Junho/Julho

- 2º semestre – Final de Novembro