“ Por mais longa que seja a caminhada o mais importante é
dar o primeiro passo.”
(Vinícius de Moraes)
PROPOSTA CURRICULAR DO CEI VILA PRADO
De acordo com as
Diretrizes Curriculares Municipais, a Educação Infantil foi instituída e
fundamentada em uma concepção de criança como ser único, singular, histórico e
social, em pleno processo de desenvolvimento, que pensa, manifesta desejos,
interesses, necessidades e que se expressa através de diferentes linguagens,
para representar, elaborar e se apropriar do mundo a sua volta.
Para
nortear a Proposta Pedagógica da Instituição de Educação Infantil, a Câmara de
Educação Básica – CEB propõe através do Parecer nº: 05/09 as Diretrizes
Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, respeitando os seguintes
Princípios:
a) Princípios Éticos: da autonomia, da
responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente
e às diferentes culturas, identidades e singularidades;
b) Princípios Políticos: dos direitos de
cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática;
c) Princípios Estéticos: da sensibilidade, da
criatividade, da ludicidade e da liberdade de expressão nas diferentes
manifestações artísticas e culturais.
d) Na observância destas Diretrizes, a proposta
pedagógica da Educação Infantil deve garantir que elas cumpram plenamente sua
função sociopolítica e pedagógica:
e) Oferecendo condições e recursos para que as
crianças usufruam seus direitos civis, humanos e sociais;
f) Assumindo a responsabilidade de
compartilhar e complementar a educação e cuidado das crianças com as famílias;
g) Possibilitando tanto a convivência entre
crianças e entre adultos e criança e quanto à ampliação de saberes e
conhecimentos de diferentes naturezas;
h) Promovendo a igualdade de oportunidades
educacionais entre as crianças de diferentes classes sociais no que se refere
ao acesso a bens culturais e às possibilidades de vivência da infância;
i) Construindo novas formas de sociabilidade
e de subjetividade comprometidas com a ludicidade, a democracia, a
sustentabilidade do planeta e com o rompimento de relações de dominação etária,
socioeconômica, étnico-racial, de gênero, regional e linguística.
PROJETOS
INSTITUCIONAIS
Empréstimo de livros para os MGI e
MGII
Escovação de dentes MGI e MGII
BLOG do CEI Vila Prado ;
Reunião com os familiares – foco : aprendizagens das crianças
Professor que faz !!!
3.1 CURRÍCULO
A
organização curricular de acordo com os eixos de trabalho tem como objetivo
orientar o professor apresentando caminhos para sistematizar as intenções
educativas de 0 a 3 anos. Desta forma
entendida como ato que se constrói na coletividade e que envolve todas as experiências
desenvolvidas pelo CEI Vila Prado , com o
objetivo de produzir identidades, que o Currículo constitui-se no principal
objetivo de atuação dos educadores.
O
Currículo não é um instrumento neutro, nem pode ser separado do contexto
social, uma vez que, ele é historicamente situado e culturalmente determinado.
Nesta perspectiva, o currículo deve
servir de instrumento para o professor que trabalha com as crianças com vistas
a desenvolver uma proposta pedagógica coerente com as concepções propostas que
se traduzam em ações que:
1 - Considerem a ação do adulto de
vital importância no desenvolvimento e construção do conhecimento pela criança;
2 - Ofereçam várias oportunidades
que desafiem o raciocínio e permitam à criança elaborar hipóteses;
3 - Ofereçam oportunidades de
fortalecimento de autoestima e construção de identidade;
4 - Levem em conta que o brincar
constitui uma forma privilegiada de aprender e que o ambiente lúdico é o mais
adequado para envolver a criança no processo educativo;
5 - Respeitem e incorporem a
diversidade de expressões culturais. As diferentes formas de linguagem -
verbal, musical e plástica – e que todas as formas de comunicação e expressão
são básicas para que a criança compreenda, socialize e se estruture na cultura
e na sociedade;
6 - Propiciem atividades que
possibilitem o desenvolvimento da fala, do corpo, das artes, da música, da
dança, da leitura, da escrita e da tecnologia.
OBJETIVOS ORGANIZADOS EM ÂMBITOS E EIXOS DE TRABALHO
Os
eixos curriculares, nesta etapa, apresentam-se como âmbitos de experiências, no
sentido de que se referem mais às experiências e as atividades que as crianças realizam do que às
informações e conhecimentos que o professor deve ensinar. Na prática educativa
o desenvolvimento da criança de zero a três anos ocorre de maneira integrada e
interligada nos diferentes âmbitos a serem trabalhados com os pequenos.
Baseado
no Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil (BRASIL, 1998), a
organização do trabalho pedagógico está colocada em dois âmbitos: Formação
Pessoal e Social e Conhecimento de Mundo. Os quais dão visão didática do
trabalho pedagógico possibilitando compreender, refletir e intervir nos campos
de ação das experiências que são promovidas nas salas de vivências do CEI Vila
Prado.
O
âmbito de experiências Formação Pessoal e Social propõe a construção do
sujeito, desafiando para que a criança aprenda a conviver, ser e estar com os
outros e consigo mesma. (Identidade e Autonomia)
No
âmbito de experiências Conhecimento de Mundo, refere-se à construção de
diferentes linguagens, propiciando a interação com os outros e a mediação com o
conhecimento constituído, compreendendo o mundo e atuando nele, nas diferentes
idades. Nos seis eixos: Movimento, Música, Artes visuais, Linguagem Oral e
Escrita, Natureza e Sociedade e Matemática.
Para
as crianças de zero a três anos, foram consideradas a linguagem musical e
expressão corporal, linguagem plástica, linguagem matemática e linguagem oral e
escrita na mesma dimensão da linguagem, considerando esta como um instrumento
de comunicação entre os seus pares e adultos, no sentido de se apropriar,
compreender, se expressar, representar, interpretar ou modificar a realidade
utilizando diferentes elementos o gesto, a dança, a palavra, o desenho, a
pintura.
Com
relação aos conteúdos, os mesmos serão desenvolvidos através da linguagem oral,
escrita, expressão e produção plástica, produção e expressão musical, expressão
corporal, relação de medidas e representação de espaço.
Os
conteúdos são um conjunto de formas culturais com saberes selecionados para
fazerem parte das diferentes áreasOs conteúdos incluem fatos, conceitos,
habilidades, técnicas, estratégias, valores, normas e atitudes. A criança que
freqüenta o Centro de Educação Infantil, não aprende somente conhecimento
sistematizado, mas sim, conceitos, hábitos, atitudes e valores.
OBJETIVOS DE CADA EIXO DE TRABALHO
Conforme
o Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil (Brasil), as Unidades
Educacionais devem oportunizar trabalhos para desenvolver:
FORMAÇÃO
PESSOAL E SOCIAL
Eixo:
IDENTIDADE E AUTONOMIA
Objetivos:
Crianças
zero a três anos
● Experimentar e utilizar os recursos de
que dispõem para a satisfação de suas necessidades essenciais, expressando seus
desejos, sentimentos, vontades e desagrados, e agindo com progressiva
autonomia;
● Familiarizar-se com a imagem do próprio
corpo, conhecendo progressivamente seus limites, sua unidade e as sensações que
ele produz;
● Interessar-se progressivamente pelo
cuidado com o próprio corpo, executando ações simples relacionadas à saúde e
higiene;
● Brincar;
● Relacionar-se progressivamente com mais
crianças, com seus professores e com demais profissionais da instituição,
demonstrando suas necessidades e interesses.
Crianças
de quatro a cinco anos
● Formular uma imagem positiva de si,
ampliando sua autoconfiança, identificando cada vez mais suas limitações e
possibilidades e agindo de acordo com elas;
● Identificar e enfrentar situações de
conflitos, utilizando seus recursos pessoais; respeitando as outras crianças e
adultos e exigindo reciprocidade;
● Valorizar ações de cooperação e
solidariedade, desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração e compartilhando
suas vivências
.
CONHECIMENTO
DE MUNDO
Eixo:
MOVIMENTO
Objetivos:
Crianças
zero a três anos
● Familiarizar-se com a imagem do próprio
corpo;
● Explorar as possibilidades de gestos e
ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de
interação;
● Deslocar-se com destreza progressiva no
espaço ao andar, correr, pular etc., desenvolvendo atitude de confiança nas
próprias capacidades motoras;
● Explorar e utilizar os movimentos de
preensão, encaixe, lançamento etc., para o uso de objetos diversos.
Crianças
de quatro a cinco anos
● Ampliar as possibilidades expressivas do
próprio movimento, utilizando gestos diversos e o ritmo corporal nas suas
brincadeiras, danças, jogos e demais situações de interação;
● Explorar diferentes qualidades e
dinâmicas do movimento, como força, velocidade, resistência e flexibilidade, conhecendo
gradativamente os limites e as potencialidades de seu corpo;
● Controlar gradualmente o próprio
movimento, aperfeiçoando seus recursos de deslocamento e ajustando suas
habilidades motoras para utilização em jogos, brincadeiras, danças e demais
situações;
● Utilizar os movimentos de preensão,
encaixe, lançamento etc., para ampliar suas possibilidades de manuseio dos
diferentes materiais e objetos;
● Apropriar-se progressivamente da imagem
global de seu corpo, conhecendo e identificando seus segmentos e elementos e
desenvolvendo cada vez mais uma atitude de interesse e cuidado com o próprio
corpo.
Eixo:
MÚSICA
Objetivos:
Crianças
zero a três anos
● Ouvir, perceber e reconhecer eventos
sonoros diversos, fontes sonoras e produções musicais;
● Brincar com música, imitar, inventar e
reproduzir criações musicais.
Crianças
quatro a cinco anos
● Explorar e diferenciar elementos da
música para se expressar, interagir com os outros e ampliar seu conhecimento do
mundo;
● Perceber e expressar sensações,
sentimentos e pensamentos, por meio de improvisações e interpretações musicais.
Eixo:
ARTES VISUAIS
Objetivos:
Crianças
zero a três anos
● Ampliar o conhecimento de mundo que
possuem, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas
características, propriedades e possibilidades de uso e entrando em contato com
formas diversas de expressão artística;
● Utilizar diversos materiais gráficos e
plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de
expressão e comunicação.
Crianças
quatro a cinco anos
● Interessar-se pelas próprias produções,
pelas produções de outras crianças e pelas diversas obras artísticas
(regionais, nacionais ou internacionais) com as quais entrem em contato, ampliando
seu conhecimento de mundo e da cultura;
● Produzir trabalhos de arte, utilizando a
linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção,
desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e
criação.
Eixo:
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Objetivos:
Crianças
zero a três anos
● Participar de variadas situações de
comunicação oral, para interagir, expressar desejos, necessidades e sentimentos
por meio da linguagem oral, contando suas vivências;
● Familiarizar-se aos poucos com a escrita
por meio da participação em situações nas quais ela se faz necessária e de
contato cotidiano com livros, revistas, histórias em quadrinhos etc..
Crianças
quatro a cinco anos
● Ampliar gradativamente suas possibilidades
de comunicação e expressão, interessando-se por conhecer vários gêneros
literários e escritos e participando de diversas situações de intercâmbio
social nas quais possa contar suas vivências, ouvir as de outras pessoas,
elaborar e responder perguntas;
● Familiarizar-se com a escrita por meio do
manuseio de livros, revistas e outros portadores de texto e de vivência de
diversas situações na qual seu uso se faça
necessário;
● Escutar textos lidos, apreciando a
leitura feita pelo professor;
● Interessar-se por escrever palavras e
textos ainda que não de forma convencional;
● Reconhecer seu nome escrito, sabendo
identificá-lo nas diversas situações do cotidiano;
● Escolher os livros para ler e apreciar.
NATUREZA
E SOCIEDADE
Objetivos:
Crianças
zero a três anos
● Explorar o ambiente, para que possa se
relacionar com pessoas, estabelecer contato com plantas e com objetos diversos,
manifestando curiosidade e interesse.
Crianças
quatro a cinco anos
● Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo
mundo social e natural, formulando perguntas, imaginado soluções para
compreendê-lo, manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscando
informações e confrontando ideias;
● Estabelecer algumas relações entre o modo
de vida característico de seu grupo social e de outros grupos;
● Estabelecer algumas relações entre o meio
ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando sua
importância para a preservação das espécies e para a qualidade da vida humana.
MATEMÁTICA
Objetivos:
Crianças
zero a três anos
● Estabelecer aproximação com algumas
noções matemáticas presentes no seu cotidiano, como contagem, relações
espaciais etc.
Crianças
quatro a cinco anos
● Reconhecer e valorizar os números, as
operações matemáticas, as contagens orais e as noções espaciais como
ferramentas necessárias no seu cotidiano;
● Comunicar ideias matemáticas, hipóteses,
processos utilizados e resultados encontrados em situações-problema relativos a
quantidades, espaço físico e medida, utilizando a linguagem oral e a linguagem
matemática;
● Apresentar confiança em suas próprias
estratégias e na sua capacidade para lidar com situações matemáticas novas,
utilizando seus conhecimentos prévios.
Com
relação a organização dos conteúdos, serão desenvolvidos através da linguagem
oral, escrita, expressão musical, expressão corporal, relações medidas e
representação do espaço.
Os
conteúdos são um conjunto de formas culturais com saberes selecionados para
fazerem partes das diferentes áreas, em função dos objetivos gerais de cada uma
delas. Os conteúdos incluem fatos, conceitos, princípios, habilidades técnicas,
estratégias, valores, normas e atitudes. A criança que freqüenta a educação infantil
não aprende somente conhecimentos sistematizados, mas conceitos, hábitos,
atitudes e valores.
De
acordo com a LDB- Artigo 31 – Seção II “(...) a avaliação far-se-á mediante o
acompanhamento e o registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção,
mesmo para o acesso ao ensino fundamental.”
A
responsabilidade dos educadores ao avaliar as crianças, a si próprio e a
Proposta Pedagógica, permitirá constante aperfeiçoamento das estratégias educacionais
na Educação Infantil é um processo de registro e reflexão sobre o que acontece
com a criança no cotidiano da Instituição.
Segundo
estabelece a Diretriz Curricular Municipal, a avaliação da criança pode ser
verbalizada e expressa em conversas coletivas. Também há outras estratégias de
se avaliar, pode-se utilizar do desenho, da construção, da expressão corporal,
de músicas, da brincadeira, etc. Por meio da observação, o professor poderá
saber que experiências estão sendo vivenciadas pelas crianças, que conflitos
estão enfrentando, que conceitos estão elaborando e que conhecimentos precisam
ser ampliados.
Os
êxitos e as dificuldades devem ser acompanhados pelo professor de maneira a
permitir uma avaliação do seu trabalho com as crianças, verificando se os
objetivos que foram traçados no Planejamento estão sendo alcançados.
A
avaliação é qualitativa, pois em nenhum momento tem um caráter classificatório,
eliminatório, nem discriminatório.
De
acordo com a Diretriz Curricular Municipal, a avaliação deve ser um processo
descritivo e reflexivo sobre as principais características, competências
cognitivas e interativas do grupo e de cada criança, realizado através de
relatórios individuais. Nesta perspectiva, as Diretrizes da Educação deste CEI sinalizam uma prática avaliativa da aprendizagem e desenvolvimento
das crianças, pautadas nos seguintes encontros com as famílias :
-
1º semestre – Junho/Julho
-
2º semestre – Final de Novembro