sábado, 15 de março de 2014

HORA DA HISTÓRIA NA ROTINA DAS CRIANÇAS



Um ambiente escolar  que proporcione o acesso da criança a histórias, busca a formação integral do indivíduo desde a primeira infância. A fantasia e a magia de uma história encantam e despertam a imaginação e com isso, cria-se as condições favoráveis para o desenvolvimento de uma mente criativa.


Demonstrando coerência no que se refere ao acesso a muitas e diferenciadas histórias, no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998) é salientada a relevante necessidade das crianças se apropriarem das diferentes linguagens, dentro do espaço de seu desenvolvimento, a fim de lhes proporcionar verdadeiras experiências significativas ainda na primeira infância. 

A construção da identidade e da autonomia deve se dar a partir de momentos prazerosos e lúdicos, respeitando sempre a realidade e o interesse das crianças. Pertinente as considerações acima, a contação  de história é recurso pedagógico lúdico, que pode enriquecer as experiências infantis, ampliando o vocabulário, contribuindo para a formação da personalidade e proporcionando à ela viver o imaginário. Além do mais, quando as crianças contam ou escutam uma história, também suscitam o imaginário, tem a curiosidade respondida em relação a muitas perguntas e encontram novas ideias para solucionar questões (como os personagens fizeram...). Essa aproximação com as crianças permite que o professor, através das manifestações delas, enquanto ouvem ou contam uma história, possa conhecê-las e compreendê-las melhor (ABRAMOVICH, 1997). 
MGI A/B