quarta-feira, 5 de março de 2014

PROGRAMAÇÃO COMEMORATIVA DO DIA INTERNACIONAL DA MULHER


Um pouco da História do Dia Internacional da Mulher
 O Dia Internacional da Mulher, comemorado desde o início do século XX, é uma data que nos remete a um período de lutas pela diminuição da jornada de trabalho e por melhores condições de trabalho, pelo direito à educação e ao voto feminino.
Em 1910, a alemã Clara Zetkin propôs que o Dia da Mulher comemorado pelas trabalhadoras americanas se tornasse “uma jornada especial, uma comemoração anual de mulheres”.
Em 1911, em Nova York, dezoito dias depois do Dia da Mulher, em março, houve um grande incêndio numa conhecida indústria têxtil, a Triangle Schirwaist Company, cujo patrão, trancou a porta de saída à chave, o que num ambiente sem ventilação e com materiais inflamáveis, tornou-se fatal. Quando os bombeiros chegaram 147 operárias já haviam morrido. Após essa tragédia, a solidariedade entre as trabalhadoras estreitou-se e suas mobilizações deram origem às primeiras leis de proteção à vida e aos direitos das trabalhadoras.
Em reconhecimento a essas lutas, o dia 8 de março foi instituído pela ONU, em 1977, como Dia Internacional da Mulher conclamando a população a refletir e atuar sobre as causas das desigualdades, buscando melhorar a qualidade de vida das mulheres e construir uma sociedade igualitária.
 Neste mês de março realizaremos atividades temáticas e regionais visando divulgar as políticas públicas voltadas para as mulheres, os nossos serviços e a importância da igualdade de gênero para alcançarmos a justiça social.
  
DENISE MOTTA DAU
Secretária Municipal de Políticas para as Mulheres

confira a programação :