Mas por que ler para as crianças ?
•Construção do vínculo afetivo: dentro ou fora da barriga, o ato da leitura pode ser um momento de sensação de conforto e carinho para o bebê. A atenção que dispensamos a ele é importante para que os laços de confiança e amor possam ser construídos.
•Desenvolvimento da linguagem: a entonação e modulação de voz que usamos quando lemos são diferentes da que usamos quando conversamos. Isso indica para o bebê que deve haver uma diferença entre esses registros verbais. É claro que ele ainda não compreende as estruturas gramaticais propriamente ditas, mas já consegue entender que a língua tem diferentes nuances e isso é fundamental para o desenvolvimento e aquisição da linguagem.
•Apresentação de um bom hábito: quando lemos para a criança, ensinamos que isso é um tipo de atividade das ações humanas. Quanto mais prazeroso e significativo for o momento, maior a probabilidade de que ele também goste desse habito quando crescer.
•Aprender a escutar: em um mundo em que quase tudo parece levar pilhas e baterias e que objeto para criança é sinônimo de coisa que pisca ou faz barulho, ensinar a criança a simplesmente escutar é uma verdadeira dádiva! O exercício e a utilização da concentração, atenção e memória será necessário por toda sua vida.
Por tudo isso, ler para a criança desde sempre significa contribuir para a construção do seu pensamento e de seu desenvolvimento cognitivo, afetivo e intelectual.