Faz parte da Proposta Pedagógica do CEI Vila Prado e das atribuições das professoras o planejamento das atividades a serem desenvolvidas nas salas de vivências .
Exemplos de planejamentos bem elaborados, visando a qualidade das aprendizagens das crianças.
BERÇARIO
II D/E – PROFESSORAS: LIDIA E LUCIMARA
Sequencia Didática Copa do Mundo
2014
JUSTIFICATIVA
Na
sociedade brasileira, mais do que um evento esportivo, o futebol é tido como
uma manifestação cultural, que envolve a todos com grande entusiasmo. Aproveitamos
esse momento esportivo para trabalharmos práticas corporais, através de
diversos jogos com bola.
OBJETIVO
Promover
situações através da quais as crianças possam reconhecer o jogo de futebol como
uma manifestação da cultura popular brasileira, diferenciando-o dos outros
esportes realizados com bola.
Abordar
o conceito de competição esportiva como uma ação saudável, de crescimento
pessoal e enriquecimento da capacidade de cada competidor, valorizando também o
trabalho em equipe.
CONTEÚDOS
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Cartaz
com a letra da música da copa em letras grandes exposto na sala para leitura
coletiva
NATUREZA E SOCIEDADE
Decoração
da sala de aula
Visualização
da Bandeira do Brasil
Brincadeiras
de torcida com objetos sonoros
LINGUAGEM MUSICAL
Desenvolvimento
do ritmo e do canto
Apreciação
musical com temas de futebol
LINGUAGEM ARTISTICA
Pintura
Dança
Confecção
de chocalho com materiais de sucata
LINGUAGEM MATEMÁTICA
Conceito
dentro e fora
Contagem
oral
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
1. Roda de conversa sobre o tema (05/06)
2. Visualização da Bandeira do Brasil (05/06)
3. Cartaz com refrão da música da copa (05/06)
4. Brincadeira de encontrar objetos verde e
amarelo (06/06)
5. Torcida com pipoca e refrigerante (06/06)
6. Confecção do chocalho (09/06)
7. Brincadeiras diversas com bola no solarium
(10/06)
8. Baile verde e amarelo (11/06)
TEMPO DE DURAÇÃO
De 05
a 11 de junho
MATERIAIS
Bandeira
do Brasil
Jogos
de montar Verde e Amarelo
Garrafa
de refrigerante
Pipoca
Cds e
Dvds
Cartolina,
pincel atômico
bola
AVALIAÇÃO
Dar-se-á
na forma de observação contínua e individual da participação dos alunos.