domingo, 19 de outubro de 2014

10 MOTIVOS PARA CONTAR HISTÓRIAS AOS FILHOS

10 motivos para contar histórias aos filhos

Ler para as crianças antes de dormir fortalece o vínculo com elas e ajuda no desenvolvimento da aprendizagem
Depois de um dia cheio, é difícil arrumar tempo para se dedicar às crianças. Mas o contato entre pais e filhos, sem televisão ligada ou telefone tocando, é fundamental para fortalecer vínculos. Quando chega a hora de dormir, que tal sentar à beira da cama e contar uma história para os pequenos? Para a psicóloga Daniela Chagas, contar histórias não é só um gesto de amor: trata-se de algo fundamental para a aprendizagem. "Mostre ao seu filho o poder fantástico da leitura", orienta a terapeuta Erica Aidar.
1. Cria o hábito da leitura
Quando o adulto mostra que gosta de ler, incentiva a criança a gostar também. Crianças que leem bastante escrevem melhor e têm bom desempenho na escola. Na hora de contar: mostre prazer com a leitura e pergunte à criança se ela gostaria de ler ou contar para você um trecho da história.
2. Gera autoconfiança
Os conflitos narrados ajudam a criança a enfrentar angústias que farão parte da vida, como o medo da morte. Na hora de contar: mostre como foi importante para o personagem enfrentar desafios com coragem e como isso pode ser feito na vida real.
3. Desenvolve a linguagem
Algumas histórias trazem termos pouco usados e enriquecem o vocabulário. Na hora de contar: fique de frente para seu filho para que ele possa ver como você pronuncia as palavras.
4. Transmite crenças e valores positivos
Muitos enredos ajudam a entender a diferença entre o bem e o mal e mostram como alguns problemas podem ser solucionados. Na hora de contar: enfatize os valores positivos transmitidos, como o respeito ao próximo, e depois faça uma breve reflexão com a criança.
5. Melhora a compreensão e ensina a criança a ouvir
O interesse pela narrativa faz com que o pequeno aprenda a manter o foco. Na hora de contar: desligue a TV e todas as fontes de ruído da casa. Deixe o ambiente calmo. O momento da história deve ser uma hora sagrada. Fale de maneira clara, mas não levante muito o tom de voz.
6. Aproxima seu filho de você
Durante a história, cria-se um clima de cumplicidade gostoso. Esse contato faz a criança se sentir amada. Na hora de contar: deixe claro para seu filho que naquele momento você é cem por cento dele. Deixe o celular longe.
7. Estimula a criatividade
Conforme ouve a narração, seu filho imagina as cenas e o desfecho da história. Na hora de contar: de vez em quando, escolha livros com poucas ilustrações. Isso faz a criança mentalizar tudo do jeito que ela desejar.
8. Mostra culturas diferentes
Graças aos livros, a criança pode aprender sobre outros povos e costumes. Na hora de contar: ressalte as diferenças entre a realidade dos personagens e o cotidiano do seu filho. Mostre como é importante sempre aceitar e respeitar a diversidade.
9. Ensina como agir diante de situações difíceis
Muitas histórias mostram que todos enfrentam dificuldades. Na hora de contar: dê exemplos de como as saídas encontradas pelos personagens podem ser aplicadas em nossa vida.
10. Ajuda a lidar com emoções
Explicar o que a princesa sente e por que age de determinada forma faz a criança compreender melhor as reações humanas. Na hora de contar: pergunte o que seu filho faria no lugar do personagem. Isso estimula o autoconhecimento.


http://mdemulher.abril.com.br/familia/reportagem/filhos/10-motivos-contar-historias-aos-filhos-806017.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário