terça-feira, 21 de outubro de 2014

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO REDUZ NÚMERO DE ALUNOS POR SALA

Secretaria Municipal de Educação reduz número de alunos por sala

Governo municipal publica Portaria de matrículas e dá início à redução do número de alunos por sala de aula


Para o ano letivo de 2015, a Secretaria Municipal de Educação dá início à redução gradativa da quantidade de alunos por sala de aula na pré-escola e também no Ensino Fundamental, do 3º ao 9º ano. A nova determinação será publicada no Diário Oficial da Cidade (DOC), em Portaria que dispõe sobre as diretrizes, normas e períodos para a realização de matrículas.

Ensino Fundamental – As salas do 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental terão, a partir do próximo ano, no máximo 33 alunos por professor no lugar dos 35 permitidos anteriormente. O 1º e o 2º anos do Ensino Fundamental, que já tinham um número menor de alunos, continuarão com no máximo 30 e 32 estudantes por educador, respectivamente.

Educação Infantil – Nas turmas de Infantil I e II (pré-escola), o número de alunos por turma / educador cairá de 30 para 29. Em casos excepcionais, a portaria anterior permitia até 35 crianças. Neste novo documento, se houver necessidade para atender a demanda da região, as turmas poderão ser formadas em proporções diferentes, conforme decisão da Secretaria em conjunto com as Diretorias Regionais de Educação.

A Portaria de matrículas também possibilitará, pela primeira vez, a transferência de alunos matriculados em creche, desde que haja vaga. Atualmente, quando a família muda de endereço e não quer permanecer na mesma unidade, a criança volta para a fila. 

Entre as medidas do Programa de Reorganização Curricular e Administrativa, Ampliação e Fortalecimento da Rede Municipal de Ensino de São Paulo (o Mais Educação São Paulo), anunciado no ano passado e implantado neste ano, está a redução gradativa de alunos por educador.

Essa redução é um passo inicial para que as escolas tenham menos alunos por professor e representa o compromisso desta gestão com a qualidade da educação ministrada aos mais de 900 mil alunos da Rede Municipal de Ensino de São Paulo.

A redução gradual do número de alunos por sala de aula da cidade de São Paulo deverá ser tema do Plano Municipal de Educação.


Quadro comparativo

Nº DE ALUNOS POR EDUCADOR
2014
2015
Berçário I
7
7
Berçário II
9
9
Minigrupo I
12
12
Minigrupo II
25
25
Infantil I
30
29
Infantil II
30
29
1º ano do EF
30
30
2º ano do EF
32
32
Demais anos do EF
35
33
EJA
35
35


Secretaria Municipal de Educação
Assessoria de Comunicação e Imprensa
Fones: 3396-0345
SME nas Redes Sociais: