sábado, 25 de outubro de 2014

IMPORTÂNCIA DO CEI

As crianças, desde o seu nascimento, são já são pessoas potentes e capazes, com modos próprios de ver e compreender o mundo. À medida que vão convivendo com os adultos, entram em contato com a cultura do seu e de outros grupos sociais. Por meio desse relacionamento, Unidade Educacional e na comunidade, constroem e reconstroem suas maneiras de conhecer o mundo.

Nesse processo, as educadoras e os educadores das Unidades Educacionais de Educação Infantil têm uma importante função: garantir as condições para que as crianças vivenciem cotidianamente ricas experiências, com diferentes materiais e em relações democráticas, participativas e respeitosas, que valorizem sempre suas experiências e suas falas.
Entre outros aspectos, a relação com a família e com a Unidade Educacional é um importante elemento na construção da identidade da criança, porque tudo começa na primeira infância: a maneira de ser e de sentir; seus medos, suas coragens; a timidez, a ousadia.
Por isso, a educação infantil é tão importante. E a Secretaria de Educação do Município de São Paulo a trata com um olhar todo especial.
Na Educação Infantil, o cuidar e o educar levam em consideração todas as etapas do desenvolvimento individual e sociocultural das crianças, acompanhando-as atentamente desde o nascimento.
A Educação Infantil pública na cidade de São Paulo reúne cerca de 410.000 crianças de zero a 5 anos e 11 meses. A partir dos 6 anos, a criança ingressa no Ensino Fundamental.