segunda-feira, 13 de outubro de 2014

MARINA SILVA : MESMO COM ACESSO TARDIO AOS ESTUDOS, ELA CONSEGUIU CHEGAR À UNIVERSIDADE

DEPOIMENTOS
Mesmo com acesso tardio aos estudos, Marina Silva conseguiu chegar à universidade

Marina Silva: "É fundamental a junção entre Educação informal e formal"
A ambientalista fala sobre a importância de uma Educação não-formal rica e valorosa

  A Educação envolve um processo amplo, uma integração entre o que se aprende na família, com os amigos, na comunidade e nos diversos meios de informação e o que se aprende na escola, nos livros, com professores, de forma sistematizada. E é fundamental essa junção entre Educação informal e formal.
Tive o privilégio de ter uma Educação não-formal extremamente rica e valorosa. Quando isso ocorre, quando se é adequadamente estimulado desde o princípio da vida, com certeza haverá uma boa relação com a Educação formal. Quando não se tem acesso a um letramento, a um conhecimento sistematizado, não significa que você não tenha conhecimento. Mas num mundo letrado, quem não passa pela Educação formal acaba ouvindo e percebendo o mundo pela metade. E uma das coisas que a Educação fez por mim foi ajudar a ampliar o meu olhar e a minha escuta. Aguçou em mim o desejo de aprender e o prazer de ensinar.
Mesmo com o acesso tardio aos estudos e com um aprendizado precário na educação básica, consegui entrar em uma universidade, onde encontrei bons professores. Já fiz duas pós-graduações e pretendo continuar estudando. Foi pela Educação formal que consegui sair de um situação de pobreza e de falta de oportunidades, para chegar a servir ao país em cargos como o de Senadora da República e Ministra de Estado."


Marina Silva é formada em História e pós-graduada em Psicopedagogia. Foi senadora e ministra do Meio Ambiente. Foi candidata à Presidência da República nas eleições de 2010 e 2014.