Demonstrando coerência no que se
refere ao acesso a muitas e diferenciadas histórias, no Referencial Curricular Nacional
para a Educação Infantil (1998) é salientada a relevante necessidade das
crianças se apropriarem das diferentes linguagens, dentro do espaço de seu
desenvolvimento, a fim de lhes proporcionar verdadeiras experiências
significativas ainda na primeira infância.
A construção da identidade e da
autonomia deve se dar a partir de momentos prazerosos e lúdicos, respeitando
sempre a realidade e o interesse das crianças. Pertinente as considerações
acima, a contação de história é recurso
pedagógico lúdico, que pode enriquecer as experiências infantis, ampliando o
vocabulário, contribuindo para a formação da personalidade e proporcionando à
ela viver o imaginário. Além do mais, quando as crianças contam ou escutam uma
história, também suscitam o imaginário, tem a curiosidade respondida em relação
a muitas perguntas e encontram novas ideias para solucionar questões (como os
personagens fizeram...). Essa aproximação com as crianças permite que o
professor, através das manifestações delas, enquanto ouvem ou contam uma
história, possa conhecê-las e compreendê-las melhor (ABRAMOVICH, 1997).
MGI A/B