terça-feira, 15 de julho de 2014

20 ANOS DO PLANO REAL

Os 20 anos do Plano Real

O Plano Real foi articulado durante a presidência de Itamar Franco

Relembre as três fases de implantação do Plano Real, que conseguiu acabar com a hiperinflação da época
Se algum estrangeiro que veio visitar a sua cidade durante a Copa do Mundo perguntar a você qual é a moeda de seu país, com certeza você sabe responder que é o real. Mas você sabe desde quando esta é a moeda brasileira e por que ela foi criada?
No dia 1º de julho de 1994, durante o governo do presidente Itamar Franco, foi implantado no país um plano de estabilização da economia que buscava dar fim à hiperinflação, ou seja, à alta desmedida dos preços, que já durava mais de trinta anos e dificultava muito a vida da população. O Brasil já havia passado por planos econômicos anteriores, mas todos se relacionavam unicamente com o simples congelamento dos preços. Em outras palavras, o governo proibia os comerciantes de aumentarem o valor dos produtos.
A implantação do Plano Real passou por três fases. Em primeiro lugar, criou-se um Programa de Ação Imediata, a partir de julho de 1993, que preparou o terreno para as transformações, que tinha como objetivos cortar os gastos públicos, diminuir o repasse de verbas para os estados e municípios, aumentar a arrecadação dos impostos e organizar os bancos estaduais (vendendo-os para empresas privadas, em alguns casos). O maior alvo de críticas desse momento foi a venda de muitas empresas públicas para o setor privado, como algumas siderúrgicas, petroquímicas e de fertilizantes, ao que damos o nome de privatizações.


Em um segundo momento, foi criada uma Unidade Real de Valor, conhecida como URV, por meio da qual era possível converter as aposentadorias e os salários que ficassem na mesma linha da inflação do período. Por fim, em 30 de junho de 1994, uma Medida Provisória implementou o real como nova moeda, tendo como base a paridade com o dólar (1 real = 1 dólar).
Como Fernando Henrique Cardoso foi o Ministro da Fazendo do governo Itamar Franco e o articulador de todo o Plano Real, ele garantiu sua eleição como presidente em 1994 e sua reeleição 4 anos depois, mantendo a política de privatizações e, enquanto possível, a paridade da moeda.
Que balanço podemos fazer após 20 anos da nova moeda? Ainda que o Brasil tenha passado por crises mundiais, como a dos Tigres Asiáticos e as atuais crises europeias que envolvem alguns de seus investidores, a estabilidade da moeda permaneceu e o Plano Real cumpriu com seu principal objetivo, que foi o de afastar a terrível realidade da hiperinflação na qual o Brasil viveu durante muitos anos.
 Fonte :Clickideia News