quinta-feira, 3 de julho de 2014

CONSTRUINDO UM AMBIENTE ALFABETIZADOR NAS SALAS DO CEI

Construindo um ambiente alfabetizador nas salas do CEI 

Letra da música trabalhada no MGII B exposta na sala



Produções das crianças identificadas com O NOME .
(MGI A/B)

Letras das músicas trabalhadas nos MGI A/B


Quando a criança tem a possibilidade de participar ou mesmo observar situações em que a escrita e sua linguagem específica estão presentes, ela vive num ambiente alfabetizador.
Livros lidos para as crianças (BII A/B/C)

As salas dos MGI e MGII tem o tapete com o alfabeto

Letra da música trabalhada no BII D/E

Produções das crianças identificadas com o nome
(MGII A)

Trabalho das crianças expostos  (MGI A/B)

MGI C/D

chamada das crianças com foto (MGII A)

Aniversariantes do mês em destaque (BII A/B/C)

Lugar de colocar as mochilas identificadas com nome e foto

As crianças do BII A/B/C colocadas na porta da sala

Produção coletiva das crianças do MGII B em destaque 

Mural do refeitório do CEI

Letra da música trabalhada com os MGI C/D

Produções das crianças dos MGI C/D

Pintura coletiva dos MGI A/B enfeitando a sala

O papel das professoras do CEI  é criar e manter um clima de pesquisas e descobertas significativas para as crianças. Os  meninos e meninas  com suas descobertas saberão a importância de ler e escrever, e então darão início ao processo que fará deles, escritores e leitores competentes (Telma Weisz)

É importante que os materiais utilizados no ambiente alfabetizador estejam ao alcance das crianças, porque influem  em seus interesses. Por exemplo, livros lidos para elas .

Nas salas de vivências ,  produções das crianças expostas, com os nomes /fotos para que elas se reconheçam enquanto produtoras de conhecimento e cultura. Quanto mais as crianças tem acesso à cultura escrita, maior será a construção de conhecimento sobre a língua.