sábado, 26 de julho de 2014

45 ANOS DA CHEGADA DO HOMEM À LUA


Há 45 anos chegava à Lua a primeira missão tripulada

A conquista marcou um dos ciclos da corrida espacial, disputada entre os Estados Unidos e a então União Soviética

“Um pequeno passo para o homem, um grande passo para a humanidade.” Essa é uma das frases mais famosas relacionadas a viagens espaciais. E com razão: foi dita pelo primeiro astronauta a colocar os pés na superfície da nossa Lua em 20 de julho de 1969.
A missão que levou os astronautas à Lua foi resultado de um desafio lançado à NASA (Agência Espacial Norte Americana) pelo presidente John F. Kennedy. Em 1961, ele desafiou a agência espacial a colocar um homem na Lua antes do final da década, ou seja, antes de 1970.
A imposição de um prazo para o término do projeto fez com que houvesse um rápido desenvolvimento de várias tecnologias. Trajes espaciais, naves para uma viagem tripulada e métodos de comunicação com os astronautas precisaram ser (e foram) criados.
Além de possibilitar a viagem espacial, várias dessas tecnologias vieram a ter aplicações cotidianas. Entre elas, encontram-se:
Televisão via satélite: desenvolvida como uma forma de comunicação com os astronautas no espaço.
Filtros de água: usados para reciclar a água durante a missão; a mesma tecnologia é usada atualmente em diversos filtros para garantir a remoção de bactérias, vírus e algas da água.
Tecidos resistentes ao fogo: usados em roupas de bombeiros atualmente.
Alimentos desidratados e congelados: mantêm o valor nutricional dos alimentos e o seu sabor. Além disso aumentam a sua durabilidade.
 O trajeto até o pouso da Apolo 11 na Lua não foi fácil e muitas tentativas mal sucedidas precederam essa missão. As naves Apolo 8 e 10, por exemplo, chegaram a ser enviadas à Lua, mas não puderam pousar nela. Elas apenas circularam a Lua e retornaram para a Terra.
A nave Apolo 11 foi lançada em 16 de julho de 1969 e sua chegada à Lua aconteceu no dia 20 de julho de 1969. Os tripulantes dessa missão foram os astronautas Neil Armstrong, Michael Collins e Buzz Aldrin. Louis foi o primeiro a descer na Lua, sendo seguido por Buzz. Esses astronautas ficaram 21 horas na Lua coletando amostras do solo lunar, tirando fotos e fazendo experimentos. Os astronautas retornaram, então, para a Terra, caindo no Oceano Pacífico em 24 de julho de 1969.

  A missão Apolo 11 pode ter acontecido há 45 anos, mas até hoje ela serve como uma fonte de inspiração. Quando a humanidade se dedica a algo, ela é capaz de realizar feitos extraordinários.

http://www.clickideia.com.br