Textos e contextos : A repetição de brincadeiras e histórias preferidas
é essencial para o desenvolvimento infantil
(2 anos em diante)
Para a criança, repetir é também uma forma de evitar a insegurança que
o novo traz. "Quando repete histórias, desenhos, brincadeiras, ela
confirma informações, capta melhor o que já viu e reforça sua identificação com
algum elemento da história. É essa identificação, principalmente, que determina
quais brincadeiras ou histórias vão ser as preferidas. Só essas serão repetidas
muitas vezes, e não todas as atividades do cotidiano.
Para especialistas, os pais devem compreender e acolher essa
necessidade infantil. Não é nada fácil assistir dez vezes seguidas ao filme A
Bela Adormecida, mas, com certeza, vale à pena proporcionar ao filho esses
momentos. Mas também é importante que os pais estejam atentos para oferecer à
criança novas experiências. "Eles devem demonstrar interesse por outras
situações e garantir ao filho a companhia e o apoio para se arriscar. Mesmo que
isso, às vezes, signifique contar outras dez vezes uma nova história.
Melhor não mudar
Por que meu filho quer ficar repetindo sempre a mesma coisa?
Crianças pequenas adoram repetição porque é assim que elas aprendem
melhor. Ouvir algo muitas vezes as ajuda a lembrar das informações por tempos
cada vez mais longos. As mais novinhas (de 1 ano a 1 ano e meio) em particular
precisam da repetição -- mais do que, por exemplo, uma criança de 2 anos e meio
-- para aprender e se lembrar de informações novas.
Quando a criança aprende algo, ele vai gostar de repetir a descoberta,
porque assim consegue antecipar o que vem em seguida. Não é raro encontrar
crianças que decoram as falas dos filmes ou dos desenhos favoritos. Esse feito
significa que a criança pode participar mais ativamente do ato de assistir ao
filme.
O mesmo vale para o livro preferido. É por isso que canções e músicas
simples e versos infantis têm tanto impacto numa criança pequena: ela não só
pratica a fala e vocabulário cantando uma música como "Boi da cara
preta" 20 vezes seguidas, como também tem a sensação de que acrescentou
algo de concreto ao seu repertório.
Crianças pequenas repetem brincadeiras e atividades pelo mesmo motivo
-- pela pura alegria de conseguir fazer algo. Daí vem o famoso "De
novo!". Ao aprender a montar um quebra-cabeças, a criança pode querer
fazer isso várias e várias vezes só para curtir o que conquistou. A repetição é
um jeito de ela lembrar a si mesma o que
consegue fazer, e saborear de novo a emoção da conclusão de um feito.
As crianças pequenas sentem estar mais no controle e, portanto, mais seguras e confortáveis ,
quando sabem o que vai acontecer em seguida, ter uma rotina regular ajuda a
criança a estruturar o seu pensamento.
Os pequenos tendem a narrar o enredo a partir de uma matriz cristalizada
em sua mente, uma espécie de versão da história que a criança guarda para si.
Crianças menores, com até seis anos, tendem a seguir fielmente essa matriz.
Acima dessa idade, elas começam a questionar a versão contada e a interferir na
história.
A repetição de histórias é um comportamento comum na fase de
construção de sua matriz.
Cada vez que ouvem a narrativa, meninos e meninas fixam-nas mais nitidamente. É como se
a matriz, a lembrança da história construída pela criança, ficasse mais nítida,
presente a cada leitura.
Conforme as crianças crescem e sua matriz se fortalece, elas começam a
cobrar fidelidade aos detalhes e, depois, passam a acrescentar elementos que
tornem sua versão mais interessante. “Elas começam a perguntar e a exigir todos
os passos da história: ‘Cadê a bruxa? E onde está o príncipe?’ Pouco tempo
depois, é como se elas se descobrissem enquanto narrador.
Elas começam a tornar a
narração um elemento de sociabilidade e tentam dar ênfase para atrair seu “público
espectador”.
Fonte : Revista Nova Escola.