ASSIM SE FORMA A IDENTIDADE
Rotinas
que funcionam
Incorporadas à rotina da creche, algumas atividades podem
favorecer a construção da identidade dos bebês. Confira a seguir algumas delas:
- levar a criança à frente de um espelho e nomeá-la, identificando características particulares e as partes do corpo;
- expor na sala de aula a foto de todos os bebês com nome, para que eles possam se reconhecer mais facilmente;
- montar um mural com fotografias dos aluninhos em que eles apareçam ao lado dos pais, irmãos ou amigos e, assim, cada um possa se diferenciar dos demais e perceber-se como membro de um grupo;
- criar diferentes situações nas quais cada criança tenha a oportunidade de escolher a brincadeira de sua preferência. Dessa maneira ela começa a se colocar como um ser único, com desejos e características próprias;
- sempre que possível, promover aprendizagem com crianças mais velhas, que possam servir de modelo na sala de aula.
- levar a criança à frente de um espelho e nomeá-la, identificando características particulares e as partes do corpo;
- expor na sala de aula a foto de todos os bebês com nome, para que eles possam se reconhecer mais facilmente;
- montar um mural com fotografias dos aluninhos em que eles apareçam ao lado dos pais, irmãos ou amigos e, assim, cada um possa se diferenciar dos demais e perceber-se como membro de um grupo;
- criar diferentes situações nas quais cada criança tenha a oportunidade de escolher a brincadeira de sua preferência. Dessa maneira ela começa a se colocar como um ser único, com desejos e características próprias;
- sempre que possível, promover aprendizagem com crianças mais velhas, que possam servir de modelo na sala de aula.
atividade com o espelho nos MGI C/D
chamadinha
Onde eu nasci ? Por que meu nome é ... ? (MGI A/B)
atividade com o nome das crianças (MGII A)
chamadinha no MGII B
Os bebês adoram se ver no espelho (BI)
Aniversariantes do mês (Proposta Pedagógica do CEI Vila Prado)
Como eu era quando era bebê ? (MGI A/B)
As crianças, curiosas, procurando SUA FOTO no painel (MGI A/B)
Painel dos MGI C/D (Quando eu era menor, eu era assim ... hoje eu sou assim)