sexta-feira, 13 de maio de 2016

PRINCIPIOS NORTEADORES DO TRABALHO NO CEI VILA PRADO 2015, 2016 ...

Princípios norteadores do trabalho no CEI Vila Prado em 2015, 2016 ...

Por : Daniela Padovan (diretora do CEI Vila Prado) 

1. Trabalhar com uma linha do tempo clara e organizada, objetivando criar hábitos e comportamentos socialmente adequados para a faixa etária. Respeitar os horários, os colegas e os acordos feitos.
2. Explorar todas as linguagens, desde o BI. Inseri-las no planejamento mensal ou semanal dos grupos, distribuindo-as de acordo com o combinado com cada grupo. Trabalhar com sequências de atividades e projetos.
Língua Portuguesa: conversar muito com os alunos, desde o BI, olhando nos olhos das crianças. Colocar músicas de boa qualidade para eles (ex.: Palavra Cantada), contar histórias diariamente. Ler deve ser uma atividade rotineira, 5 vezes por semana, duas vezes por dia. Fazer teatrinhos, manusear os livrinhos. Fazer cartazes de coisas que sejam significativas aos alunos: músicas, parlendas, aniversários. Explorar o nome próprio como a primeira palavra significativa para cada um.
Trabalhar com a chamadinha desde o BI, no início com foto e depois sem. Espera- se que no MG II todos reconheçam o seu nome e o de alguns colegas.
Matemática: contar e trazer os números para a sala de aula. Contar os alunos, os meninos, as meninas, os copos, as mamadeiras, os colchões, tudo em voz alta. Explorar livros, parlendas e músicas que destaquem o uso dos números. Explorar os jogos de encaixe, quebra- cabeças, jogo de memória, amarelinha etc.
Música: cantar músicas infantis diariamente, rotineiramente, tocar e cantar, colocar CDs ou DVDs de música de boa qualidade. Usar a bandinha do CEI com regularidade. Construir instrumentos musicais com sucatas, com os alunos. Fazer um coralzinho, uma bandinha. Ouvir e apreciar diferentes gêneros: trazer um dia um CD de música clássica, em outro um de samba, no outro um de rock...
Artes visuais: trazer obras de arte para a apreciação das crianças e propor atividades com lápis, giz, tinta, massinha. Expor os trabalhos das crianças nos painéis do CEI.
Teatro: promover teatrinhos para os alunos, com regularidade. Propor  jogos e brincadeiras de imaginar estar num lugar ou ser um personagem de uma história, um adulto, ter uma determinada profissão...
Ciências naturais: promover experiências diversas, tais como experimentar que objetos flutuam ou afundam, rolam ou não rolam, são ásperos ou macios etc. Promover atividades de culinária como grupo. Plantar feijões, girassóis e sonhos. Fazer barquinhos de papel e colocar numa bacia, brincar com panelinhas, grama e terra...
Ciências sociais: contar histórias "de verdade" para os alunos. Trazer fotos de outros povos e outras épocas. Pesquisar brinquedos e brincadeiras de antigamente com os pais e avós.

3. Buscar sempre incentivar o desenvolvimento e a autonomia das crianças. Isso será tanto mais alcançado quanto maior for o protagonismo das crianças, nas diversas atividades. Evitar atividades em que a atitude das crianças deva ser "passiva" , buscando outras em que a criança esteja em atividade física e mental. Ex.: brincar lá fora em vez de ver TV (esta, inclusive, deve ser evitada ao máximo, só devendo ser ligada nos momentos combinados com a coordenação.

4. Procurar fornecer o máximo de experiências e informações às crianças, pois, além delas poderem aprender muito mais do que jamais imaginamos, precisamos dar mais informações a quem tem menos acesso a elas fora da escola, como é o caso de muitos de nossos alunos.

5. Explorar os bons hábitos de higiene e saúde com as crianças. Explorar bons hábitos em relação à economia de água e energia, dando, principalmente, bons exemplos aos alunos. Procurar desligar luzes, TVs, ventiladores etc. ao sair da sala com os seus alunos. Procurar usar baldes e canecas ou garrafinhas. Procurar dar bons exemplos em tudo, no olhar, no falar, no escutar.

6. Tratar a todos com civilidade e respeito, funcionários, pais e crianças. Evitar gritos, dirigindo-se à(s) criança(s) em questão e falando em particular, em tom baixo e respeitoso.

7. Fazer diversos tipos de registro do trabalho realizado: documentos pedagógicos, registros de observação, fotos, vídeos. Preocupar-se em documentar o desenvolvimento do grupo de alunos e de cada aluno individualmente. Alimentar o Blog do grupo.