Princípios
norteadores do trabalho no CEI Vila Prado em 2015, 2016 ...
Por
: Daniela Padovan (diretora do CEI Vila Prado)
1.
Trabalhar com uma linha do tempo clara e organizada, objetivando criar hábitos
e comportamentos socialmente adequados para a faixa etária. Respeitar os
horários, os colegas e os acordos feitos.
2.
Explorar todas as linguagens, desde o BI. Inseri-las no planejamento mensal ou
semanal dos grupos, distribuindo-as de acordo com o combinado com cada grupo.
Trabalhar com sequências de atividades e projetos.
Língua
Portuguesa: conversar muito com os alunos, desde o BI, olhando nos olhos das
crianças. Colocar músicas de boa qualidade para eles (ex.: Palavra Cantada),
contar histórias diariamente. Ler deve ser uma atividade rotineira, 5 vezes por
semana, duas vezes por dia. Fazer teatrinhos, manusear os livrinhos. Fazer
cartazes de coisas que sejam significativas aos alunos: músicas, parlendas,
aniversários. Explorar o nome próprio como a primeira palavra significativa
para cada um.
Trabalhar
com a chamadinha desde o BI, no início com foto e depois sem. Espera- se que no
MG II todos reconheçam o seu nome e o de alguns colegas.
Matemática:
contar e trazer os números para a sala de aula. Contar os alunos, os meninos,
as meninas, os copos, as mamadeiras, os colchões, tudo em voz alta. Explorar
livros, parlendas e músicas que destaquem o uso dos números. Explorar os jogos
de encaixe, quebra- cabeças, jogo de memória, amarelinha etc.
Música:
cantar músicas infantis diariamente, rotineiramente, tocar e cantar, colocar
CDs ou DVDs de música de boa qualidade. Usar a bandinha do CEI com
regularidade. Construir instrumentos musicais com sucatas, com os alunos. Fazer
um coralzinho, uma bandinha. Ouvir e apreciar diferentes gêneros: trazer um dia
um CD de música clássica, em outro um de samba, no outro um de rock...
Artes
visuais: trazer obras de arte para a apreciação das crianças e propor
atividades com lápis, giz, tinta, massinha. Expor os trabalhos das crianças nos
painéis do CEI.
Teatro:
promover teatrinhos para os alunos, com regularidade. Propor jogos e brincadeiras de imaginar estar num
lugar ou ser um personagem de uma história, um adulto, ter uma determinada
profissão...
Ciências
naturais: promover experiências diversas, tais como experimentar que objetos
flutuam ou afundam, rolam ou não rolam, são ásperos ou macios etc. Promover
atividades de culinária como grupo. Plantar feijões, girassóis e sonhos. Fazer
barquinhos de papel e colocar numa bacia, brincar com panelinhas, grama e
terra...
Ciências
sociais: contar histórias "de verdade" para os alunos. Trazer fotos
de outros povos e outras épocas. Pesquisar brinquedos e brincadeiras de
antigamente com os pais e avós.
3.
Buscar sempre incentivar o desenvolvimento e a autonomia das crianças. Isso
será tanto mais alcançado quanto maior for o protagonismo das crianças, nas
diversas atividades. Evitar atividades em que a atitude das crianças deva ser
"passiva" , buscando outras em que a criança esteja em atividade
física e mental. Ex.: brincar lá fora em vez de ver TV (esta, inclusive, deve
ser evitada ao máximo, só devendo ser ligada nos momentos combinados com a
coordenação.
4.
Procurar fornecer o máximo de experiências e informações às crianças, pois,
além delas poderem aprender muito mais do que jamais imaginamos, precisamos dar
mais informações a quem tem menos acesso a elas fora da escola, como é o caso
de muitos de nossos alunos.
5.
Explorar os bons hábitos de higiene e saúde com as crianças. Explorar bons
hábitos em relação à economia de água e energia, dando, principalmente, bons
exemplos aos alunos. Procurar desligar luzes, TVs, ventiladores etc. ao sair da
sala com os seus alunos. Procurar usar baldes e canecas ou garrafinhas. Procurar
dar bons exemplos em tudo, no olhar, no falar, no escutar.
6.
Tratar a todos com civilidade e respeito, funcionários, pais e crianças. Evitar
gritos, dirigindo-se à(s) criança(s) em questão e falando em particular, em tom
baixo e respeitoso.
7.
Fazer diversos tipos de registro do trabalho realizado: documentos pedagógicos,
registros de observação, fotos, vídeos. Preocupar-se em documentar o
desenvolvimento do grupo de alunos e de cada aluno individualmente. Alimentar o
Blog do grupo.