Profª Suzana contando a história do "Pinóquio" para as crianças.
Quanto mais cedo histórias orais e escritas entrarem na vida
da criança, maiores as chances de ela gostar de ler. Primeiro elas escutam
histórias lidas pelos adultos, depois conhecem o livro como um objeto tátil
“que ela toca, vê, e tenta compreender as imagens que enxerga”, diz Edmir
Perrotti.
“As crianças colocadas em condições favoráveis de leitura
adoram ler. Leitura é um desafio para os menores, vencer o código escrito é uma
tarefa gigantesca.”
A criança lê do seu jeito muito antes da alfabetização, folheando
e olhando figuras, ainda que não decodifique palavras e frases escritas. Ela
aprende observando o gesto de leitura dos outros – professores, pais ou outras
crianças.
O processo de aprendizado começa com a percepção da
existência de coisas que servem para ser lidas e de sinais gráficos. Para Magda
Soares, esse aprendizado chama-se letramento: “É o convívio da criança desde
muito pequena com a literatura, o livro, a revista, com as práticas de leitura
e de escrita”. Não basta ter acesso aos materiais, as crianças devem ser
envolvidas em práticas para aprender a usá-los, roda de leitura, contação de
histórias, leitura de livros, sistema de malas de leitura, de casinhas, de
cantinhos,mostras literárias, brincadeiras com livros. Edmir afirma que “a
criança pode não saber ainda ler e escrever, mas ela já produz texto: ela
pensa, fala, se expressa”.
Fonte : Revista Criança do professor de Educação Infantil.
Ministério da Educação - Coordenação Geral de Educação Infantil – DPE/SEB. MEC