A ROTINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
A rotina na educação
infantil, Atividades dirigidas, Atividades livres (isto é, menos dirigidas pelo
professor), Atividades de cuidado pessoal, reforçar a ideia.
Rotina à estrutura
básica, da espinha dorsal das atividades do dia. A rotina diária é o
desenvolvimento prático do planejamento. É também a sequencia de diferentes
atividades que acontecem no dia-a-dia da creche e é esta sequencia que vai
possibilitar que a criança se oriente na relação tempo-espaço e se desenvolva.
Uma rotina adequada é um instrumento construtivo para a criança, pois permite
que ela estruture sua independência e autonomia, além de estimular a sua
socialização.
Maria Carmen Barbosa e
Maria da Graça Horn, afirma em Organização do Espaço e do Tempo na Escola
Infantil.
“O cotidiano de uma Escola
Infantil tem de prever momentos diferenciados que certamente não se organizarão
da mesma forma para crianças maiores e menores. Diversos tipos de atividades
envolverão a jornada diária das crianças e dos adultos: o horário da chegada, a
alimentação, a higiene, o repouso, as brincadeiras – os jogos diversificados –
como o faz de conta, os jogos imitativos e motores, de exploração de materiais
gráficos e plásticos – os livros de histórias, as atividades coordenadas pelo
adulto e outras”.
Assim, para organizar
estas atividades no tempo, é fundamental levar em consideração três diferentes
necessidades das crianças:
“As necessidades
biológicas, como as relacionadas ao repouso, à alimentação, à higiene e à sua
faixa etária; as necessidades psicológicas, que se referem às diferenças
individuais como, o tempo e o ritmo de cada um; as necessidades sociais e
históricas que dizem respeito à cultura e ao estilo de vida”.
É interessante aqui
reforçar a ideia de que a rotina deve prever pouca espera das crianças, principalmente
durante os períodos de higiene e de alimentação. A espera pode ser evitada se
organizarmos a nossa sala de aula de maneira que a criança tenha a
possibilidade de realizar outras atividades, de forma mais autônoma, tendo
livre acesso a espaços e materiais, enquanto o professor está atendendo uma
única criança.
Atividades de
organização coletiva
As crianças definem o
que desejam fazer, e para isso é necessário que o ambiente, em termos de
materiais e espaços, dê condições. Já as crianças maiores podem participar na
própria organização das atividades. Uma festa, por exemplo, é uma atividade
coletiva que pode ser organizada junto com as crianças.
Atividades de cuidado
pessoal
Não devemos separar o
“cuidar” do “educar”. Uma das preocupações básicas das atividades de cuidado
pessoal é com a saúde, entendendo a saúde como sendo o bem-estar físico,
psicológico e social da criança. A higiene, o sono e a alimentação são algumas
das principais condições para a sua vida, é necessária uma atenção maior em
relação à limpeza e aos hábitos adequados de higiene. Também a alimentação é
muito importante e não deve ser encarada com momento de dificuldade e de
tensão. É importante observarmos alguns detalhes, tais como: a utilização correta dos talheres, e a
ingestão de líquidos no momento adequado.
É possível organizar brincadeiras e músicas que envolvam questões de higiene e alimentação. O
sono é outro fator relevante para a saúde da criança, o ideal é que sejam
ofertadas outras opções de atividades para as crianças que não querem ou não
conseguem dormir. O problema da exigência dos momentos de sono da criança é o
resultado da falta de pessoal. Mas isso não é correto? Importante: as crianças
nunca devem dormir sem a presença de um adulto para atender a qualquer
eventualidade, como passar mal, acordar aos sustos, por exemplo. Além disso, o
horário é de descanso das crianças e não do profissional, que neste momento
está trabalhando!
O momento do banho é
especial para a criança na creche. No berçário, devemos cuidar da temperatura
da água, arrumar as roupas antecipadamente e escolher os brinquedos para
entreter a criança antes, durante e após o banho. No maternal pode-se dar
banhos de mangueira nas crianças, ou mesmo instalar chuveiros externos quando
as condições climáticas assim permitirem.
Atividades dirigidas
Na creche, as
atividades dirigidas são aquelas que o professor realiza com uma ou poucas
crianças, procurando chamar a atenção pra algum elemento novo do ambiente, como
uma figura, uma brincadeira com som etc. No momento em que as crianças aprendem
a andar é relevante realizar passeios pela creche. O adulto deve coordenar
inúmeras atividades com as crianças, a partir de certa idade, tais como: contar
histórias, fazer teatro com fantoches, ensinar músicas e brincadeiras de roda,
brincar de esconde-esconde. O interessante é propor atividades à criança e
deixá-la segura para escolher a forma de participar. Isso significa respeitar
seu ritmo, confiar na criança, na sua capacidade de ação e na liberdade que tem
para expressar seus sentimentos.
Atividades livres
(isto é, menos dirigidas pelo professor)
Estas atividades devem
fazer parte da programação diária de todos os grupos de crianças, desde o
berçário até a turma dos maiores. Cabe a este organizar espaços e momentos para
que as crianças livremente explorem o ambiente e escolham suas atividades
específicas, mas é sempre interessante que o professor intervenha na
coordenação das brincadeiras quando assim for necessário e integre-se como
participante.
Indicação
bibliográfica – Maria Carmen Barbosa e Maria da Graça Horn. Projetos pedagógicos
na Educação Infantil.Ed. Artmed.